Trabalho e Formacao

Cartões de confirmação do Enem estarão disponíveis na internet às 15h

Candidatos também receberão o documento pelos Correios até 18 de outubro

postado em 03/10/2013 12:20

A partir das 15h desta quinta-feira (3/10) estarão disponíveis na internet os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. O documento trará todas as informações sobre a prova e poderá ser impresso. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, muitos candidatos já receberam o cartão pelos Correios. Até 18 de outubro todos serão entregues.

Para imprimir o cartão, é necessário acessar o e digitar o número de inscrição e a senha. Mercadante ressaltou que é importante o aluno guardar esse último número, pois ele pode ser usado também no Programa Universidade para Todos (ProUni), no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Ciência sem Fronteiras e no Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

A apresentação do cartão no dia da prova não é obrigatória, mas o candidato precisa conferir se todas as informações do cartão estão corretas: dados pessoais e eventuais pedidos de atendimento especial. Nesta edição, cerca de 70 mil estudantes terão atendimento especial por apresentarem algum tipo de deficiência, além de gestantes e sabatistas, que fazem a prova em horário diferenciado.


Acesse a página do Enem na internet
Ouça as explicações do ministro Aloizio Mercadante
[SAIBAMAIS]O exame será aplicado em 26 e 27 de outubro e os portões dos locais de prova fecharão às 13h, horário de Brasília, impreterivelmente. O ministro pediu que os candidatos se planejem com antecedência para não correrem o risco de chegar atrasados e perder a prova. Ele alertou ainda para o horário de verão, que começará no dia 20 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

"A gente vê cenas todos os anos de milhares de jovens que perderm a prova porque não saíram cedo ou porque o trânsito estava congestionado", lembrou. Mercadante sugere que o candidato percorra o caminho até a prova antes da data, para avaliar a antecedência necessária para se deslocar até lá.

Além de um documento de identidade oficial com foto - como Carteira de Identidade, Passaporte oo Carteira Nacional de Habilitação (CNH) -, o candidato precisa levar canete esferográfica preta fabricada em material transparente. Essa foi uma mudança feita recentemente no edital, por isso, é necessário ficar atento. Todos os aparelhos eletrônicos deverão ser desligados e guardados em sacos específicos para isso, que serão distribuídos no dia da prova. Mercadante lembrou que, no ano passado, 65 candidatos foram desclassificados por usarem celulares no exame. As dúvidas sobre o Enem podem ser esclarecidas no site ou pelo telefone 0800 61 61 61.

Candidatos precisam checar todas as informações e conferir se foi atendido o pedido de atendimento específico

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação