Trabalho e Formacao

Simulado é reta final de preparação para o Enem

Provas on-line do Correio Braziliense ajudam os alunos a se prepararem para o exame. Inscrições vão até o dia 11

postado em 09/10/2013 12:36
Alunos se preparam para o Enem de 2012: especialistas recomendam ambientes silenciosos, concentração e alimentação balanceadaA falta de concentração aparece como um dos principais obstáculos enfrentados pelos estudantes na hora de assimilar as disciplinas. Para que o resultado da maratona de estudos com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja positivo, é indispensável atenção na hora de escolher o ambiente ideal. O local dependerá do perfil de cada um. Em casa, na biblioteca, sozinho ou em grupo, o estudante deve se sentir confortável e ficar longe de barulho. A preocupação com a alimentação e a prática de exercícios físicos também fazem parte da preparação.

Além disso, para ajudar os participantes do certame, o Correio, em parceria com o IMP Concursos, promoverá o Simulado CB. A ideia é que os alunos se preparem para encarar o Enem, marcado para 26 e 27 de outubro. Os interessados no simulado on-line têm até o próximo dia 11 para se inscrever no site simuladocb.com.br (leia quadro). Os alunos testarão não só o conhecimento em várias disciplinas, mas também o tempo para responder os itens. Os inscritos devem realizar cada prova em até quatro horas e meia, mesma duração do Enem. No ano passado, 4,1 milhões de pessoas disputaram o exame. No Distrito Federal, foram 60 mil.

Um dos pré-requisitos para participar do simulado é estar inscrito no certame oficial. No primeiro dia da iniciativa do Correio, os candidatos responderão a questões de ciências humanas e da natureza. O segundo explora matérias de linguagens e códigos e matemática. Não haverá redação, ao contrário do Enem, mas terá o mesmo número de perguntas: 180. Encerrado o tempo, os exercícios serão bloqueados e cada participante receberá, via correio eletrônico, o resultado, com a nota, a colocação geral e o ranking de cada matéria.

Saúde

Professora de gestão de pessoas e coordenadora-geral do IMP Concursos, Ranil Aguiar explica que, para alcançar a meta e conseguir uma vaga em um dos 3,7 mil cursos oferecidos pelas universidades do país, o aluno deve ser, antes de tudo, disciplinado. Segundo ela, o ambiente de estudo deve ter boa iluminação e cadeiras confortáveis e proporcionais ao tipo físico. ;Isso deve ser pensado porque, só assim, o estudante conseguirá ficar o máximo de tempo sem que provoque dores e, dessa forma, tenha um desempenho mais elevado;, ensinou a educadora.

Ranil recomenda o estudo em bibliotecas ou em cursos preparatórios. ;Alguns se dedicam em casa, mas deve haver uma colaboração dos parentes para não fazer barulho. Há ainda telefone tocando, geladeira, cama. Nesse ambiente, não tem o silêncio de uma sala de estudos;, afirmou. ;Frequentar um cursinho é interessante, porque, em casa, a pessoa se vê só. No curso, não. Ali, tem gente respirando a mesma vida, e isso motiva qualquer um. Isso acaba influenciado;, frisou.

[SAIBAMAIS]Enquanto alguns só conseguem manter o ritmo de estudo quando estão sozinhos, há candidatos que optam por fazer isso em grupo. Embora seja uma boa alternativa, de acordo com Ranil, o aluno deve fazer algumas ressalvas: ;Quando isso acontece, o estudante tem que escolher pessoas com quem não vá conversar e se dispersar;. Para a professora, é preferível que, aqueles que tiram dúvidas e fazem exercícios na companhia de mais pessoas, façam isso em ambientes que não incomodem os outros.

Segundo ela, também não adianta pensar em um bom desempenho nas provas se o estudante não se preocupou com a saúde ao longo da preparação. ;Não se deve pensar em se alimentar bem somente um dia antes dos exames, como muitos aconselham. Isso deve ser pensado em todo o processo. A alimentação deve ser leve e balanceada, em conjunto com atividades físicas;, ressaltou. ;O importante é pensar em se programar. Ter metas diárias e cumpri-las. Dessa forma, o participante do exame aprende a condicionar o corpo e a mente para chegar ao objetivo;, concluiu a especialista.

Fique ligado
; Data do Simulado CB: 12 e 13 de outubro, no site
; Inscrições gratuitas: até 11 de outubro
; Serão duas provas, assim como no Enem, disponíveis pela internet, das 7h, de 12 de outubro, até as 23h59, de 13 de outubro. O candidato terá quatro horas e meia para finalizar cada prova objetiva, mesmo tempo dado nos dias do teste real, mas sem a redação.
; Data da prova do Enem: 26 e 27 de outubro, às 13h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação