SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Últimos dias para se inscrever no simulado do Correio para o Enem

Termina amanhã o prazo de inscrição dos interessados em participar do teste treino promovido pelo Correio em parceria com o IMP Concursos. Até agora 3,5 mil candidatos se habilitaram aos exames

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/10/2013 12:37 / atualizado em 10/10/2013 12:46

Manoela Alcântara

Ed Alves/CB/D.A Press - 9/6/13
Para alcançar uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é preciso estar preparado. Não basta dominar o conteúdo de todas as disciplinas. É necessário traçar estratégias para concluir o certame com sucesso e em tempo hábil. No sábado, os estudantes poderão testar todo o conhecimento em um simulado on-line promoviido pelo Correio Braziliense, em parceira com o IMP Concursos. A partir da nota adquirida, será possível conhecer os pontos fortes e trabalhar os fracos. Até agora 3,5 mil pessoas concluíram a inscrição para fazer o exame no site: www.simuladocb.com.br. O cadastro pode ser feito até amanhã.

O intuito é provocar todas as aflições pelas quais os concorrentes passarão em 26 e 27 deste mês, quando ocorrerão as provas do Enem. “A preferência é que o simulado seja feito no mesmo horário marcado para a prova real. Assim, será possível lidar com questões como a alimentação e o tempo de conclusão do exame”, disse o professor e diretor do IMP Concursos, Antônio Geraldo Maia. Acordar cedo para se preparar, almoçar uma refeição mais leve e separar os lanches são atitudes que podem ajudar a ensaiar como será a prova na realidade.

Duas provas serão colocadas à disposição dos concorrentes no site do Correio, das 7h do próximo dia 12 até as 23h59 do dia seguinte. A primeira terá questões de ciências humanas e da natureza e, a segunda, de linguagens e de códigos de matemática. Com quatro horas e meia para resolver 90 questões objetivas por dia, treinar a agilidade pode significar pontos a mais na somatória do exame real. No dia D, o candidato terá três minutos, em média, para resolver cada problema e marcar a opção certa. É uma questão de resistência. Depois do tempo total concluído, o site não permitirá que mais nenhuma questão seja preenchida.

Devido ao grande número de inscritos, será possível fazer a correção do simulado seguindo os mesmos parâmetros do Enem. Os conhecimentos serão aferidos com base no conceito TRI (Teoria Resposta Item). “Desenvolvemos um sistema para chegar ao mais próximo possível do resultado real. Usaremos o modelo estatístico que avalia a dificuldade da questão, a marcação aleatória e a discriminação das questões”, completou Maia.

Conhecimentos
O boletim de desempenho será encaminhado ao concorrente pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição. Haverá ainda divulgação de gabarito preliminar e prazo para recurso (veja quadro). Será feita uma análise se os pedidos são pertinentes e o resultado final sai na quarta-feira, às 15h. Os concorrentes podem acompanhar todo o processo com o login e senha cadastrados no portal.

Embora o público em geral possa fazer todo o processo de graça, a novidade do Simulado On-line Enem 2013 é que os assinantes dos Correio terão um benefício exclusivo. Todos aqueles que preencherem o código do assinante no formulário terão acesso, a partir de segunda-feira, a um banco de questões do Enem e de outros vestibulares. Tudo separado por assunto para auxiliar na preparação. Os exercícios ficam disponíveis a esse público até 25 de outubro, véspera da prova.

Fique atento
Cronograma
» Inscrições gratuitas até 11 de outubro
» Data do simulado: 12 e 13 de outubro, no site www.simuladocb.com.br
» Divulgação do gabarito preliminar: 14 de outubro. Os candidatos terão toda a segunda-feira para enviar os possíveis recursos das questões
» Resultado e gabarito definitivo: às 15h de quarta-feira, 15 de outubro
» Data da prova do Enem 26 e 27 de outubro, às 13h.
Tags:

publicidade

publicidade