SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Participantes podem conferir o resultado do simulado do Enem às 15h

Quem fez a prova preparatória, organizada em parceria entre o Correio e o IMP Concursos, terá acesso total aos resultados a partir desta quarta-feira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/10/2013 11:09

Manoela Alcântara , Clara Campoli

Janine Moraes/CB/D.A Press
Os estudantes que participaram do simulado on-line preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Correio Braziliense em parceria com o IMP Concursos, terão a chance de conferir os erros e os acertos nos testes a partir das 15h de hoje. Com login e senha, eles poderão acessar o site www.simuladocb.com.br para verificar qual colocação atingiram entre os 6,1 mil inscritos que concluíram o exame. O ranking também será encaminhado por e-mail. Ontem, uma equipe do IMP concluiu a análise de todos os recursos interpostos. Foram cerca de 60 contestações, algumas sobre a mesma questão. O gabarito definitivo sai com as decisões finais sobre os pedidos acatados.

O resultado da prova na internet servirá de apoio para quem vai prestar o certame oficial, em 26 e 27 de outubro. “É uma radiografia de como eles estão em cada disciplina. É possível analisar as matérias em que concorrentes estão melhores, aperfeiçoar os pontos fracos e revisar os fortes”, afirma o professor e diretor do IMP, Antônio Geraldo Maia. Serão 10 dias para aperfeiçoar os conhecimentos. “Dá tempo. Os alunos só devem começar a desacelerar na véspera do Enem, em 25 de outubro. Antes disso, ainda é possível assimilar muito conteúdo”, completa.

Durante o fim semana, os candidatos testaram os conhecimentos em 180 questões no exame on-line. A simulação cobrou 90 itens em cada prova, com as mesmas matérias previstas para o Enem. O primeiro teste continha problemas de ciências humanas e da natureza. O segundo, de linguagens e códigos e matemática. A bagagem adquirida fará a diferença para a estudante Letícia Batista da Costa, 18 anos. “Achei o exame bem próximo do real. Estou ansiosa pelo resultado. Se eu perceber que não fui bem em alguma matéria, vou melhorar”, afirmou a jovem, que pretende ser aprovada para medicina.

Desde 2012, Letícia prepara-se para ingressar na universidade. “A UnB (Universidade de Brasília) é a minha primeira opção, mas, se pintar uma outra instituição de nível superior conceituada, não tem problema. Esta é a vantagem do Enem”, conclui.

Na reta final, ela mantém as aulas no cursinho durante a manhã, revisa a matéria no período vespertino e aproveita para complementar os conhecimentos a partir da leitura de jornais e revistas. “O exame é contextualizado com as atualidades. É preciso estar bem informado para conseguir alcançar maior pontuação”, revela.

Preparação

Ainda no 2º ano do ensino médio, Antônio Maeda, 15 anos, fez o simulado on-line e se prepara para enfrentar os testes de 26 e 27 de outubro. “Fiz em 2012 para testar, mas este ano vou fazer para valer. Quero entrar na UnB porque é a mais próxima, mas tentaria Unicamp (Universidade de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo) também”, afirma. Com o objetivo de preparar-se, ele busca provas, exercícios diversos e também assuntos para contextualizar. “As provas do Enem nunca são sobre um assunto, tem que juntar os conteúdos”, completou.

Desde segunda-feira até 25 de outubro, os assinantes do Correio têm um benefício a mais. Os que, no ato da inscrição, preencheram o código de assinante no formulário, têm acesso exclusivo a um banco de questões do Enem e de outros vestibulares separadas por assunto.

Enem
Datas das provas
» 26 de outubro: prova de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias
Tempo para a prova: 4h30
» 27 de outubro: teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias
Tempo para a prova: 5h30
Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h
Tags:

publicidade

publicidade