Trabalho e Formacao

MEC vai eliminar candidato que postar foto do Enem em redes sociais

postado em 25/10/2013 17:30
O ministro Mercadante e o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, apresentam as últimas explicações sobre o EnemO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que não haverá tolerância para candidatos que postarem fotos durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o ministro, a fiscalização será reforçada para evitar fraudes no exame. Uma equipe do Ministério da Educação (MEC) ficará responsável exclusivamente por monitorar as redes sociais. Quem for pego postando fotos ou comentários será imediatamento eliminado e retirado da sala de prova.

"A fiscalização é realizada para que todas as pessoas possam fazer as provas nas mesmas condições. Não pode vazar informação, pois prejudica todos que estão fazendo as provas. É uma obrigação garantir o sigilo da prova", alerta o ministro. Mercadante lembrou que não é permitido manter celulares ou aparelhos eletrônicos ligados em sala de aula. Os fiscais vão distribuir sacos para que o candidato coloque celulares, bonés, relógios e outros materiais proibidos. No ano passado, 65 candidatos foram eliminados por postarem fotos em redes sociais.

[SAIBAMAIS]Mercadante também deu dicas para que os estudantes não enfrentem problemas durante as provas. Ele aconselha que o candidato verifique com antecedência os locais de prova e lembre de levar documento válido de identificação e o cartão de confirmação de inscrição no Enem. Não é permitido o uso de bonés, celulares, gravadores, mp3 e quaisquer equipamentos eletrônicos.

É preciso ficar atento ainda para os horários de aplicação das provas. Os portões abrem às 12h e as provas têm início às 13h, no horário oficial de Brasília. É importante lembrar que já está valendo o horário de verão.

Neste ano, dos 7,1 milhões de estudantes que se inscreveram para o Enem, 600 mil ainda não receberam ou não acessaram o cartão de confirmação em que consta o local de prova. O documento está disponível na internet, no site .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação