Trabalho e Formacao

Gasolina com "z" na prova do Enem vira piada em redes sociais

O texto da questão reproduz o diálogo de uma charge da época do governo JK. Inep informou que é preciso levar em conta o contexto histórico

postado em 26/10/2013 20:26
O texto da questão reproduz o diálogo de uma charge da época do governo JK. Inep informou que é preciso levar em conta o contexto históricoO texto usado em uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 virou motivo de deboche nas redes sociais. No trecho, a palavra gasolina é escrita com "z". O texto foi retirado de uma charge que ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek. Confira:

"JK - Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com "gazolina" brasileira. Que mais quer?
JECA - Um prato de feijão brasileiro, seu doutô"


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que as questões pedagógicas da prova serão analisadas posteriormente, mas que, no caso desse texto, é preciso levar em consideração o contexto histórico e que a prova reproduz o exatamente o que estava na charge, respeitando os direitos autorais.

Os candidatos, porém, foram implacáveis e postaram comentários nas redes sociais dizendo que era um erro inadmissível. Alguns defenderam o exame e afirmaram que se tratava apenas de um fragmento da prova fora de contexto. "Na mesma charge, a palavra doutor é grafada da seguinte forma: "doutô", também respeitando integralmente os direitos autorais", explica o Inep.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação