SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Unicamp divulga expectativas da banca para a redação do vestibular

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/11/2013 20:56

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou, nesta quinta-feira (14/11), as expectativas da banca para a redação do vestibular 2014. Os candidatos precisaram redigir dois textos, o primeiro era um relatório sobre as atividades realizadas em um oficina de artes e o segundo, uma carta a ser divulgada nas redes sociais reivindicar às autoridades municipais ações consistentes para a melhoria da mobilidade na cidade. Veja os comentários completos abaixo.

A prova foi aplicada no último domingo (10) e os gabaritos divulgados na terça-feira (12). Já a lista de aprovados será divulgada em 20 de dezembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase, que será aplicada entre 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão feitas entre 20 e 24 de janeiro de 2014, em Campinas.

O número de candidatos que não compareceram para fazer o exame da primeira fase, foi de 5.113 de um total de 73.818 inscritos. O número representa 6,9% de abstenção. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplicou a prova em 18 cidades do Brasil, para o preenchimento de 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp ).

Confira as orientações completas sobre a redação:


Texto 1
Espera-se que o candidato se coloque como um dos responsáveis pela elaboração e execução de um projeto de oficina cultural voltada para sua comunidade escolar. Nessa condição, ele deverá redigir um relatório das atividades desenvolvidas na oficina. O candidato deve atentar para o fato de que o destinatário do texto é uma comissão avaliadora, composta por professores, encarregada de aprovar ou reprovar o relatório. Espera-se que sejam contempladas as três partes do relatório: a apresentação do projeto (público-alvo, objetivos e justificativa), o relato das atividades desenvolvidas e comentário(s) sobre os impactos das atividades na comunidade. É preciso que cada uma dessas partes esteja redigida de forma compatível com as funções textuais pressupostas: nas duas primeiras partes, o texto do relatório deve estar estruturado de maneira a descrever o que foi proposto e relatar o que de fato aconteceu e como aconteceu; na parte final, o texto deve comentar os impactos das atividades na comunidade (pontos positivos e negativos do projeto).

Texto 2
Espera-se que o candidato assuma a perspectiva de um membro de uma associação de bairro de uma grande cidade preocupada com os problemas de trânsito enfrentados pelos moradores. Ele deve redigir uma carta aberta sobre a questão da mobilidade urbana, a ser divulgada nas redes sociais. É necessário que o candidato considere como destinatárias as autoridades municipais encarregadas de implementar as ações para o enfrentamento dos problemas de mobilidade urbana. O candidato deve argumentar em favor de suas reivindicações baseando-se nas informações apresentadas nos trechos dos textos lidos pelos membros da associação. O candidato pode utilizar outras informações para fundamentar sua argumentação.

Tags:

publicidade

publicidade