SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

30,5 mil vagas estão abertas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/11/2013 14:00

Simone Kafruni

Mais de 30,5 mil vagas estão abertas em concursos por todo o país. Seis certames finalizam o prazo de inscrição hoje, um deles em Brasília, e os outros cinco estaduais (veja quadro). Portanto, ainda há tempo para quem não quer perder a oportunidade de se tornar servidor público, já que muitos candidatos fazem diversos certames antes de encontrar a carreira certa. Na maioria das vezes, as primeiras tentativas servem como experiência.

É o caso de Lídia Brito Sabóia, de 31 anos, que já foi aprovada como professora temporária, exerce a função há um ano e, agora, tenta uma vaga efetiva na Secretaria de Educação do Distrito Federal. “Há uma expectativa de que o prazo dos temporários seja prorrogado por mais um ano, mas, na dúvida, já estou inscrita na seleção”, conta. Lídia assiste às aulas em um curso preparatório nos fins de semana e usa qualquer tempo livre para complementar os estudos em casa. “Esse concurso é só experiência. Vou fazer tudo o que aparecer na área de pedagogia”, diz.

Os colegas Zenildes Fernandes de Souza Silva, de 34 anos, e Jonas Silva Leite, de 31,estudam juntos para tentar uma das vagas da Secretaria de Educação do DF. Zenildes é professora de história e já prestou mais de 10 concursos. “Independentemente da carreira, eu me inscrevo. Meu objetivo é o Judiciário, que paga melhor”, resume.

Formado em geografia, Jonas é assistente administrativo no setor privado. Desde que terminou o ensino médio, tenta se tornar servidor. “Já passei em alguns concursos, mas sem classificação. Agora, meu foco é a Secretaria de Educação. Mas é apenas um trampolim para a diplomacia”, afirma.
Tags:

publicidade

publicidade