SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

PAS registra baixa abstenção

O Cespe realizou ontem as provas da segunda fase do programa. Somente 11,5% dos inscritos faltaram, menor percentual entre as três etapas realizadas este ano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/12/2013 08:32 / atualizado em 09/12/2013 08:37

Thaís Paranhos

Breno Fortes/CB/D.A Press
Após as provas da primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), ontem foi a vez de os estudantes do segundo ano do ensino médio testarem os conhecimentos. Ao todo, 18.862 candidatos fizeram o exame para ingressar na Universidade de Brasília (UnB). A abstenção, de acordo com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), ficou em 11,5% — menor percentual entre as três etapas aplicadas em 2013. Esta era a última das três fases a ser realizada este ano. Os testes para os estudantes do terceiro ano foram aplicados em 1º de dezembro. A lista dos aprovados sairá em fevereiro.

O exame começou às 13h e os alunos tiveram cinco horas para resolver a prova de conhecimentos e escrever uma redação. O exame foi realizado em colégios do Distrito Federal, na UnB e em cidades de Minas Gerais e de Goiás. O estudante João Victor de Oliveira, 16 anos, mora em Campo Grande (MS) e veio a Brasília para fazer a prova. Candidato a uma vaga no curso de medicina, escolheu a UnB por ser uma referência no país. Ele se preparou durante todo o ano. “Tinha aula em tempo integral na escola e à noite ainda pegava os livros para estudar. Fui bem na primeira etapa e, pelo PAS, é mais fácil entrar na universidade”, contou.

Colegas de turma, Maria Luísa de Araújo Pinto, moradora de Valparaíso, e Isadora Santier, moradora do Sudoeste, ambas de 17 anos, também fizeram a prova na tarde de ontem. Mais confiantes na segunda etapa, elas tentarão vagas no curso de direito. “Não fui tão bem quanto gostaria na primeira etapa porque não sabia como era o exame, mas agora estou mais tranquila”, disse Maria Luisa. “Vimos que não é nenhum bicho de sete cabeças. E a escola nos preparou e nos ensinou tudo com base nos PAS, fazendo simulados iguais às provas”, completou Isadora.

Como de costume, os portões fecharam às 13h10, com 10 minutos de tolerância para os candidatos atrasados. O estudante Vinícius Pereira Freire, 16 anos, morador de Samambaia, não quis saber de correria e chegou com uma hora de antecedência na Asa Sul, onde fez a prova. O jovem que ainda não se decidiu sobre qual carreira seguir disse ter se saído bem na primeira etapa e afirmou estar confiante para continuar na luta por uma vaga na universidade. “Tive uma boa preparação para o PAS durante o ano, estou bem tranquilo”, disse.

Breno Fortes/CB/D.A Press
Entre as três etapas, a segunda fase é a que apresentou a menor abstenção. “Comparado com a primeira e a terceira etapas, é o percentual mais baixo”, confirmou o diretor-geral do Cespe, Paulo Portela. “Esse número sofre influência no período de chuvas e por causa de problemas no transporte, por exemplo. A gente tem observado essa tendência de redução da abstenção, que pode ser explicada pelo fato de a prova ser bem divulgada”, observou Portela.

Uniceub
Saiu ontem a lista dos aprovados no vestibular do Centro Universitário de Brasília (UniCeub). São 2.662 vagas em 26 cursos oferecidos nos câmpus da Asa Norte e de Taguatinga. A estudante Luiza Dantas Martins Torres, 18 anos, moradora do Lago Sul, ficou em primeiro lugar. Ela prestou vestibular para o curso de direito noturno. “A gente sai do ensino médio e não tem ideia do que fazer. Fiz cursinho e estava aberta a mudanças, achei que direito seria uma boa ideia porque gosto muito de humanas”, disse a jovem, que já havia prestado vestibular para medicina. O Correio publica a lista completa nas próximas páginas.

Calendário
11 dezembro
Divulgação dos gabaritos
oficiais preliminares das 1ª e
2ª etapas, a partir das 19h

7 de fevereiro
Resultado provisório dos itens
tipo D e da redação

21 de fevereiro
Resultado final dos itens
tipo D e da redação

28 de março
Divulgação do boletim de
desempenho individual
Tags:

publicidade

publicidade