Trabalho e Formacao

PAS registra baixa abstenção

O Cespe realizou ontem as provas da segunda fase do programa. Somente 11,5% dos inscritos faltaram, menor percentual entre as três etapas realizadas este ano

postado em 09/12/2013 08:32
Quase 19 mil estudantes participaram do processo de seleção, realizado na Universidade de Brasília e em escolas do DF, de Goiás e de Minas GeraisApós as provas da primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), ontem foi a vez de os estudantes do segundo ano do ensino médio testarem os conhecimentos. Ao todo, 18.862 candidatos fizeram o exame para ingressar na Universidade de Brasília (UnB). A abstenção, de acordo com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), ficou em 11,5% ; menor percentual entre as três etapas aplicadas em 2013. Esta era a última das três fases a ser realizada este ano. Os testes para os estudantes do terceiro ano foram aplicados em 1; de dezembro. A lista dos aprovados sairá em fevereiro.

O exame começou às 13h e os alunos tiveram cinco horas para resolver a prova de conhecimentos e escrever uma redação. O exame foi realizado em colégios do Distrito Federal, na UnB e em cidades de Minas Gerais e de Goiás. O estudante João Victor de Oliveira, 16 anos, mora em Campo Grande (MS) e veio a Brasília para fazer a prova. Candidato a uma vaga no curso de medicina, escolheu a UnB por ser uma referência no país. Ele se preparou durante todo o ano. ;Tinha aula em tempo integral na escola e à noite ainda pegava os livros para estudar. Fui bem na primeira etapa e, pelo PAS, é mais fácil entrar na universidade;, contou.

Colegas de turma, Maria Luísa de Araújo Pinto, moradora de Valparaíso, e Isadora Santier, moradora do Sudoeste, ambas de 17 anos, também fizeram a prova na tarde de ontem. Mais confiantes na segunda etapa, elas tentarão vagas no curso de direito. ;Não fui tão bem quanto gostaria na primeira etapa porque não sabia como era o exame, mas agora estou mais tranquila;, disse Maria Luisa. ;Vimos que não é nenhum bicho de sete cabeças. E a escola nos preparou e nos ensinou tudo com base nos PAS, fazendo simulados iguais às provas;, completou Isadora.

Como de costume, os portões fecharam às 13h10, com 10 minutos de tolerância para os candidatos atrasados. O estudante Vinícius Pereira Freire, 16 anos, morador de Samambaia, não quis saber de correria e chegou com uma hora de antecedência na Asa Sul, onde fez a prova. O jovem que ainda não se decidiu sobre qual carreira seguir disse ter se saído bem na primeira etapa e afirmou estar confiante para continuar na luta por uma vaga na universidade. ;Tive uma boa preparação para o PAS durante o ano, estou bem tranquilo;, disse.

Maria Luísa de Araújo e Isadora Santier estudam juntas e sonham com uma vaga no curso de direitoEntre as três etapas, a segunda fase é a que apresentou a menor abstenção. ;Comparado com a primeira e a terceira etapas, é o percentual mais baixo;, confirmou o diretor-geral do Cespe, Paulo Portela. ;Esse número sofre influência no período de chuvas e por causa de problemas no transporte, por exemplo. A gente tem observado essa tendência de redução da abstenção, que pode ser explicada pelo fato de a prova ser bem divulgada;, observou Portela.

Uniceub
Saiu ontem a lista dos aprovados no vestibular do Centro Universitário de Brasília (UniCeub). São 2.662 vagas em 26 cursos oferecidos nos câmpus da Asa Norte e de Taguatinga. A estudante Luiza Dantas Martins Torres, 18 anos, moradora do Lago Sul, ficou em primeiro lugar. Ela prestou vestibular para o curso de direito noturno. ;A gente sai do ensino médio e não tem ideia do que fazer. Fiz cursinho e estava aberta a mudanças, achei que direito seria uma boa ideia porque gosto muito de humanas;, disse a jovem, que já havia prestado vestibular para medicina. O Correio publica a lista completa nas próximas páginas.

Calendário
11 dezembro
Divulgação dos gabaritos
oficiais preliminares das 1; e
2; etapas, a partir das 19h

7 de fevereiro
Resultado provisório dos itens
tipo D e da redação

21 de fevereiro
Resultado final dos itens
tipo D e da redação

28 de março
Divulgação do boletim de
desempenho individual

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação