SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

ENSINO SUPERIOR »

UnB com inscrições abertas

Cespe publica edital para o vestibular 2014 da Universidade de Brasília. As provas serão realizadas em 7 e 8 de junho. No total, a instituição oferecerá 4.212 vagas. Redução no percentual de oportunidades no Sistema de Cotas Raciais já vale para esta seleção

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/04/2014 10:12 / atualizado em 24/04/2014 10:29

Marcelo Ferreira

As inscrições para o vestibular 2014 da Universidade de Brasília (UnB) começam hoje e vão até as 23h59 de 5 de maio. As informações sobre a seleção foram divulgadas ontem no edital publicado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). No total, serão oferecidas 4.212 vagas. Dessas, 237 são reservadas ao Sistema de Cotas para Negros, 1.072 ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas e 2.903 para o Sistema Universal. O resultado da primeira chamada será divulgado a partir das 17h de 14 de julho (confira o Calendário). Todas os detalhes sobre o certame estão no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_14_2.

As taxas de inscrição custam R$ 90 para treineiros — que fazem a prova como teste e não concorrem às vagas — e R$ 120 para os candidatos. O pagamento deverá ser feito até 22 de maio. A consulta aos locais e horários de realização das provas estará disponível na data provável de 30 de maio.

As provas serão aplicadas em 7 e 8 de junho, às 13h. No primeiro dia, os candidatos responderão questões de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), português, literatura, geografia, história, artes (cênicas, visuais e música), filosofia e sociologia e farão ainda a redação. No segundo dia, serão aplicados os testes de biologia, física, química e matemática.

Redução

Nesse edital, já estão presentes as mudanças definidas recentemente durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade (Cepe). Os conselheiros votaram pela redução no percentual de reserva no Sistema de Cotas Raciais, de 20% para 5%. A decisão foi tomada em função da lei federal que define reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e já abarca as cotas para negros.

Para disputar as vagas destinadas ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas, o candidato deverá optar, no ato da inscrição, em concorrer prioritariamente por esse sistema e comprovar ter cursado integralmente o ensino médio em colégios públicos, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou ter obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Encceja ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. O candidato que já tiver comprovado um desses requisitos no vestibular anterior terá a inscrição homologada automaticamente e será dispensado de apresentar essa documentação.

Chance única
O vestibular 2014 é a única chance de entrar na instituição por seleção direta da UnB além do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que contempla apenas estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Desde o início deste ano, a UnB passou a adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher metade das vagas ofertadas nessa época. O Sisu, por sua vez, usa as notas do Enem como critério de seleção. O exame de 2014 deve ocorrer em 8 e 9 novembro deste ano, mas as datas só serão confirmadas depois que as escolas forem consultadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Calendário

» 24 de abril a 5 de maio — inscrições
» 22 de maio — data-limite para pagamento da inscrição
» 30 de maio — consulta aos locais de prova
» 7 e 8 de junho — aplicação das provas
» 11 de junho — divulgação dos gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C
» 12 e 13 de junho — prazo para interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C
» 20 de junho — resultado provisório dos itens do tipo D
» 21 e 22 de junho — prazo para interpor recurso contra o resultado provisório nos itens do tipo D
» 1º de julho — resultado provisório na prova de redação em língua portuguesa
» 2 e 3 de julho — candidatos que tiverem a redação corrigida poderão ter acesso à imagem da folha de texto definitivo e aos espelhos de avaliação
» 2 e 3 de julho — prazo para interpor recurso contra o resultado provisório das provas de redação
» 14 de julho — divulgação dos gabaritos oficiais definitivos dos itens dos tipos A, B e C
» 14 de julho — divulgação do resultado da 1ª chamada

Tags:

publicidade

publicidade