SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

TRABALHO »

Concursos têm 27.145 vagas

Interessados precisam se atentar para os prazos de inscrições. No país, 57 seleções encerram as participações nesta semana

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/05/2014 11:38 / atualizado em 05/05/2014 11:44

Vera Batista

Gustavo Moreno

Quem deseja entrar para o serviço público deve ficar atento. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade, em diferentes cargos, espalhadas pelo país. Estão abertas, no momento, 27.145 vagas em 133 concursos, dos quais 57, com 6.615 oportunidades e salários de até R$ 23,9 mil, terão as inscrições encerradas nesta semana.

Na avaliação dos especialistas, por 2014 ser um ano atípico, com Copa do Mundo e eleições, os concurseiros não podem perder o foco. “Quem tem intenção de passar em um certame, dedica-se de verdade. Esquece Copa, eleições e feriados. As aulas nos cursos preparatórios continuam durante todo esse período. Talvez não nos dias de jogos do Brasil. Mas aqueles mais focados, mesmo gostando de futebol, farão uma revisão nas matérias, antes ou depois das partidas”, destacou Rodrigo Cardoso, professor de direito administrativo do Gran Cursos.

A determinação é tanta, explicou o professor, que os alunos que vêm estudando há anos e que ambicionam os melhores salários fazem até excursões para provas em outros estados. “É uma situação que se torna cada vez mais comum, principalmente para os que escolheram a área jurídica e têm reservas financeiras. Normalmente, isso acontece com quem já está preparado e com a certeza de aprovação, porque o investimento com passagem e hospedagem é alto”, contou.

Excursões
O movimento para concursos, principalmente em Brasília, tem sido tão grande, que vem lotando as bibliotecas da cidade. Além das apostilas, os alunos querem dominar detalhes e buscam o diferencial. No momento, explicou Cardoso, as turmas dos cursinhos preparatórios estão cheias com o pessoal que se inscreveu para o cargo de técnico de administração pública do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), cujas provas ocorrem em 11 de maio, e para o concurso da Secretaria de Cultura do DF, com exames no dia 18. O ritmo frenético, no entanto, não vai parar caso consigam aprovação. Esses mesmos concurseiros estão de olho na publicação do edital do Superior Tribunal de Justiça (STJ) — o último foi em 2012, com apenas 28 vagas — já autorizado pelo Ministério do Planejamento.

“Tem também o concurso para a Secretaria de Saúde do DF e para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que deverão oferecer muitas vagas de nível médio e bons salários”, ressaltou o professor do Gran Cursos. Outro certame lembrado pelos especialistas é para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A previsão é de que o órgão recebe, em junho, autorização para preencher 1,5 mil postos, com salário estimado em R$ 4,4 mil. Esse certame é considerado urgente, por conta das milhares de aposentadorias esperadas para os próximos anos.

Estão também ansiosamente aguardadas várias seleções para professores em universidades federais, nas capitais e no interior. O motivo, segundo técnicos do próprio governo, é que a presidente Dilma Rousseff não quer ser acusada, mais uma vez, de ter investido menos que o previsto na área de educação.

Tags:

publicidade

publicidade