Trabalho e Formacao

Inscrições para o vestibular da UnB terminam nesta segunda-feira

Serão oferecidas 4.212 vagas

postado em 05/05/2014 11:37
Terminam nesta segunda-feira (5/5) as inscrições para o estibular 2014 da Universidade de Brasília (UnB). Os candidatos têm até as 23h59 para se cadastrar pelo enedereço eletrônico . No total, serão oferecidas 4.212 vagas. Dessas, 237 são reservadas ao Sistema de Cotas para Negros, 1.072 ao Sistema de Cotas para escolas públicas e 2.903 para o Sistema Universal. O resultado da primeira chamada será divulgado a partir das 17h de 14 de julho (confira o calendário abaixo).

As taxas são de R$ 90 para treineiros - que fazem a prova como teste e não concorrem às vagas - e R$ 120 para os candidatos. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 22 de maio de 2014. A consulta aos locais e horários de realização das provas estará disponível na data provável de 30 de maio.

As provas serão aplicadas em 7 e 8 de junho, às 13h. No primeiro dia, os candidatos responderão questões de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), português, lilteratura, geografia, história, artes (cênicas, visuais e música), filosofia e sociologia e farão ainda a redação. No segundo dia serão aplicadas as provas de biologia, física, química e matemática.

Mudanças
Nesse edital já estão presentes as mudanças definidas recentemente durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade (Cepe). O conselheiros votaram pela redução do percentual de reserva de vagas no Sistema de Cotas Raciais de 20% para 5%. A decisão foi tomada em função da lei federal que define reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e que já abarca as cotas para negros.

[SAIBAMAIS]Essa é a única chance de entrar na instituição por seleção direta da universidade, além do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que contempla apenas estudantes dos 1;, 2; e 3; anos do ensino médio. Desde o início deste ano, a UnB passou a adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher metade das vagas ofertadas nessa época.

O Sisu, por sua vez, usa as notas do Enem como critério de seleção. O exame de 2014 deve ocorrer em 8 e 9 novembro deste ano, mas as datas só serão confirmadas depois que as escolas forem consultadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para concorrer às vagas destinadas ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas, o candidato deverá optar, no ato da inscrição, para concorrer prioritariamente por esse sistema e comprovar ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou ter obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Encceja ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. O candidato que já tiver comprovado um desses requisitos no vestibular anterior terá a inscrição homologada automaticamente e será dispensado de apresentar essa documentação.

Calendário do vestibular 2014 da UnB
24 de abril a 5 de maio - inscrições
22 de maio - data limite para pagamento da inscrição
30 de maio - consulta aos locais de prova
7 e 8 de junho - aplicação das provas
11 de junho - divulgação dos gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C
12 e 13 de junho - prazo para interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C
20 de junho - resultado provisório dos itens do tipo D
21 e 22 de junho - prazo para interpor recurso contra o resultado provisório nos itens do tipo D
1; de julho - resultado provisório na prova de redação em língua portuguesa
2 e 3 de julho - candidatos que tiverem a redação corrigida poderão ter acesso à imagem da folha de texto definitivo e aos espelhos de avaliação
2 e 3 de julho - prazo para interpor recurso contra o resultado provisório das provas de redação
14 de julho - divulgação dos gabaritos oficiais definitivos dos itens dos tipos A, B e C
14 de julho - divulgação do resultado da 1; chamada

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação