SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrições para o Sisu 2014/2 começam na segunda-feira (2/6)

Nesta edição, são ofertadas 51.412 vagas para seleção de candidatos por meio do Enem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/05/2014 17:21 / atualizado em 30/05/2014 17:30

Ana Paula Lisboa

Ana Paula Lisboa/CB/D.A Press
Em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (30/5), o ministro da Educação Henrique Paim, o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, e o secretário substituto de Educação Superior do MEC, Dilvo Ristoff, divulgaram detalhes sobre a inscrição para a segunda ediçaõ de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições serão abertas na segunda (2/6) e vão até quarta-feira (4/6) pelo site. O resultado da 1ª chamada será divulgado na sexta-feira (6/6). No Distrito Federal, as vagas oferecidas são do Instituto Federal Brasil (IFB), já que a Universidade de Brasília (UnB) não seleciona alunos pelo Sisu no meio do ano.

O número de vagas ofertadas aumentou 29% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em junho de 2013, 39.724 vagas foram oferecidas. Nessa edição, serão ofertadas 51.412 vagas. O número de instituições de ensino superior participantes passou de 54 para 67. Dessas, 61 são federais e seis são estaduais. Além disso, há quatro instituições que aderiram pela primeira vez ao Sisu: a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), a Univerisdade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O número de cursos ofertados passou de 1.179 para 1.447.

Nessa edição, a quantidade de dias de inscrição é menor do que na última seleção. Serão somente três dias de inscrição em vez de cinco, como no processo anterior. Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, “o período é suficiente para os candidatos se inscreverem, só é necessário que aluno tenha mais atenção para não perder prazo”. De acordo com o ministro, a diminuição do prazo ocorreu devido à percepção de que as inscrições se concentram no primeiro e no último dia. Henrique Paim ressaltou que uma vantagem do Sisu é que o estudante pode se inscrever para qualquer instituição a partir da sua cidade.

O ministro ressaltou ainda que o número de inscrições de ensino participantes nessa seleção é diferente porque algumas instituições só utilizam o Sisu como forma de seleção no começo do ano, como por exemplo a Universidade de Brasília (UnB). A UnB só seleciona alunos pelo Sisu para ingresso no 1º semestre de cada ano. No segundo semestre, o ingresso na UnB é feito apenas por meio do vestibular. No DF, o Instituto Federal de Brasília (IFB) participa com 83 vagas.

Nesta edição, participam treze instituições de ensino superior a mais do que no 2º semestre de 2013. As instituições de ensino superior que oferecem mais vagas são, em primeiro lugar, a Universidade Federal Fluminese, com 4.259 vagas; depois a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), com 3.944 vagas; e, em terceiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 3.669 vagas.

Os cursos com maior quantidade de vagas ofertadas são as engenharias, que somadas possuem 8.707 vagas. Em seguida, está pedagogia com 1.386 vagas; administração, com 1.383 vagas; ciências biológicas, com 1.377 vagas; além de medicina e direito com 1.374 vagas cada um. Das vagas totais, 56% são disputadas por ampla concorrência, 41% pela lei das cotas e 3% por ações afirmativas das próprias instituições.

A partir do 2º dia de inscrições, os candidatos já vão poder ter acesso à note de corte e podem fazer simulações de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para saber em que curso e instituição têm mais chance.

Cronograma

Período de inscrições: das 00h de 2 de junho às 23h59 de 4 de junho
Resultado da 1ª chamada: 6 de junho
Matrículas da 1ª chamada: 9, 10, 11 e 13 de junho.
Resultado da 2ª chamada: 24 de junho
Marícula da 2ª chamada: 27 e 30 de junho, 1 e 2 julho.
Prazo para participar da lista de espera: 24 de junho a 7 de julho
Convocação em lista de espera pelas instituições: a partir de 14 de julho
Inscrições pelo site: sisu.mec.gov.br
Tags:

publicidade

publicidade