Trabalho e Formacao

Os campeões do vestibular da UnB

Conheça os primeiros colocados dos câmpus Darcy Ribeiro, Gama e Ceilândia

postado em 14/07/2014 18:56

[SAIBAMAIS]Os 4.212 aprovados no vestibular de 2014 da Universidade de Brasília (UnB) enfrentaram grande disputa para garantir vagas entre os 97 cursos disponíveis: foram 23.457 inscritos no certame, além de 1.024 inscritos como treineiros. A demanda média foi de 5,57 candidatos por vaga. Medicina manteve a tradição como a graduação com maior concorrência, com média de 100,56 por vaga. Direito veio logo em seguida com 22,28 por vaga. Engenharia civil teve 20,15 candidatos por vaga.

Ante a uma concorrência acirrada, alguns estudantes se destacaram e conquistaram as primeiras posições da classificação. Confira as histórias e as dicas dos campeões do vestibular:

Minervino Júnior/CB/D.A Press1; lugar no câmpus Darcy Ribeiro
André Luís de Alcântara Ramos
Idade: 17 anos
Cidade: Brasília
Curso: engenharia civil
Estuda o 3; ano do ensino médio no Colégio Militar de Brasília

Ser aprovado no vestibular, ainda mais em 1; lugar, é uma grande surpresa. Não esperava por isso. Eu estou no meio do 3; ano, mas o meu colégio me liberaria. Ainda não sei se vou fazer o curso na UnB porque estou me preparando para o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Meus pais estão muito felizes por eu ter passado, mas preferem que eu continue estudando para o ITA. Se eu começar o curso na UnB, terei que conciliar os estudos de lá com a preparação. Ainda estou indeciso. Eu sempre gostei da área de exatas e participei de diversas olimpíadas do conhecimento nessas áreas. A minha rotina de estudos no primeiro semestre era composta de escola e de cursinho para o ITA, mas, no tempo livre eu fazia provas antigas da UnB. Para passar no vestibular da UnB, é preciso ter calma, se preparar com provas antigas e deixar poucos itens em branco se o curso escolhido for concorrido.


Arquivo pessoal1; lugar no câmpus Gama
Alice Achtschim Ferreira Anunciação
Idade: 18 anos
Cidade: Goiânia
Curso: engenharias
Concluiu o ensino médio no Colégio WR

Eu e minha família estamos muito felizes e não esperávamos esse resultado. Agora, tenho que preparar a mudança de Goiânia. Eu fui aprovada no início do ano pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para psicologia na UnB, mas percebi que não era o que eu queria. Por isso, fiz seis meses de cursinho para tentar engenharias. Sempre gostei de física e de matemática e gosto muito da área aeronáutica. Acho que, com esse curso, poderei atuar nessa área. Para se sair bem no vestibular da UnB, é preciso não desistir e estudar muito porque depois compensa. Mas não dá para ficar só nisso: tem que descansar também. Nas férias, por exemplo, eu não dava conta de estudar.


Conheça os primeiros colocados dos câmpus Darcy Ribeiro, Gama e Ceilândia1; lugar no câmpus Ceilândia
Pedro Ivo Molina Pellicano
Idade: 32 anos
Cidade: Brasília
Curso: fonoaudiologia
Concluiu o ensino médio no colégio Objetivo de Taguatinga e é professor da rede pública e coordenador técnico do laboratório multidisciplinar de biologia da Faculdade de Ceilândia (FCE)
Sou formado em biologia há dez anos e trabalho como biólogo em laboratório na UnB. Meu irmão é otorrino, comecei a me interessar pela profissão no ano passado para trabalhar mais diretamente com ele. Não me preparei especificamente para o vestibular, fui confiando nos meus conhecimentos em ciências e biologia, que são as disciplinas que ensino para alunos do 6; ao 9; ano na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Vou tentar usar minha aprovação como incentivo para mostrar aos meus alunos que é possível para qualquer um passar no vestibular.

Procurada pelo Correio Braziliense, a assessoria do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) não conseguiu informar o nome do 1; colocado no câmpus de Planaltina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação