Trabalho e Formacao

Passa de 300 mil o número de inscritos no Sisutec

postado em 25/07/2014 13:05

O número de candidatos a vagas em cursos técnicos oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ultrapassou 300 mil nesta sexta-feira, 25, último dia para as inscrições. Às 11h, o sistema registrava mais de 300 mil inscritos. Os candidatos têm até as 23h59 desta sexta-feira para fazer a inscrição pela internet, com a possibilidade de fazer até duas opções de curso.

Esta segunda edição de 2014 do Sisutec oferece 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (sistema S), distribuídas em 466 municípios em todas as unidades da Federação.

Os cursos mais procurados até o momento são os de técnico em segurança do trabalho, logística, enfermagem, informática e radiologia. Mas a oferta é diversificada, com cursos técnicos em mecânica, análises clínicas, design de interiores, eletrônica e petróleo e gás, entre outros.

As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.

Por meio do Sisutec, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas e particulares de educação superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente.

Criado em 2013, o sistema integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o país. Para conhecer o tipo de formação e os campos de trabalho de cada curso, o candidato a vagas no Sisutec deve consultar o , disponível on-line na página do Pronatec.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas na na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação