Trabalho e Formacao

Confira simulado e dicas de estudo para o Exame de Ordem

1ª fase do 14º Exame será no domingo

postado em 30/07/2014 18:01
[SAIBAMAIS]Com o término da graduação se aproximando, é normal que estudantes da direito passem a se preocupar, cada vez mais, com a inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A prova é concorrida e no último exame, menos da metade dos candidatos (47,04%) que chagaram à segunda fase foram aprovados. A primeira fase do 14; Exame de Ordem será no domingo (5/8), e o Eu, Estudante reuniu dicas para quem vai fazer a prova. Confira.

Preparativos

A primeira etapa do exame é composta por 17 disciplinas de direito que, bem distribuídas, compõe 80 questões de múltipla escolha, como explica Marcelo Neves, jurista e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. ;Sem sombra de dúvidas, é um número extenso de disciplinas, e o conteúdo de cada uma é extremamente massivo;, diz Marcelo, que relembra com bom humor a vida universitária enquanto se preparava para o exame. ;Ter conhecimentos abrangentes em filosofia é um fator diferencial, também;, acredita. ;A filosofia exerce papel fundamental no direito, no que concerne ao bom senso do futuro profissional;.

;Ter um roteiro de estudos é importantíssimo. O planejamento do estudo de cada disciplina, de modo que cubra conceitos importantes sobre a doutrina, a jurisprudência e a legislação são primordiais;, aponta Pedro Bichuette, 23, que já frequenta cursos preparatórios desde o 6; semestre da faculdade. ;Simulados e vídeos da internet, disponibilizados pelos próprios órgãos do judiciário são muito úteis nessa fase;, conclui.

Estudo prático
Um dos erros mais comuns entre os estudantes de direito que se preparam para o Exame de Ordem é focar demais em cursinhos, aulões, vídeo-aulas, leitura da legislação, mas acabar negligenciando a resolução de questões objetivas, a performance nas peças e as temidas questões dissertativas. Simulados são uma das melhores formas de se preparar, pois saem da teoria para a prática.

Confira simulado elaborado pela Rede LFG formulado exatamente nos moldes da banca do Exame de Ordem




A noite anterior
De acordo com Elisa Cabral, professora de diversos cursos preparatórios, outro fator relevante do exame é a preparação na noite anterior à prova do certame. É importante tomar cuidado especial com as horas de sono e a alimentação a fim de que o candidato mantenha o controle do nervosismo na hora da prova, que é extensa dividida em etapas.;

Recompensa

De acordo com Lizianne Chagas, recém-graduada em direito, a carteirinha da Ordem, mais do que uma mera credencial para quem deseja seguir a carreira magistral, é uma garantia de que o profissional está, de fato, habilitado a exercer sua função.

;O exame é indispensável para a classe. Não significa que a OAB esteja controlando a função do futuro advogado, mas, sim, afirmando que ele tem condições mínimas de atuar no mercado. Eu me preparei durante alguns anos, estudando tanto em casa, quanto em cursinhos preparatórios e, ao fim, a prova é relativamente fácil, apenas requer que o candidato tenha noções de conhecimentos gerais sobre o conteúdo do curso;, explica.

Impugnação
O Exame da OAB tem sido pauta de diversos projetos em tramitação no Senado Federal. O senador Eduardo Amorim (PSC-SE), já se posicionou em relação ao assunto, propondo a validade de três anos para a primeira fase do exame, constituída por objetiva, já que, de acordo com ele, isto possibilitaria que candidatos aprovados nessa fase passassem diretamente para a segunda etapa prática da prova. A OAB prevê o aproveitamento do resultado na primeira etapa somente no exame subsequente.

Mais informações sobre o Exame de Ordem podem ser conferidas na página da banca organizadora do certame, a . O reaproveitamento da 1; fase do 13; exame deve ocorrer entre as 14h de 5 de agosto até as 23h59 de 12 de agosto de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação