Trabalho e Formacao

Quer trabalhar na Dataprev?

Inscrições para concurso seguem até amanhã. Provas ocorrem em 14 de dezembro. Certame oferece mais de 4 mil vagas de níveis médio e superior para cadastro de reserva

postado em 18/11/2014 11:00

Aprovado no concurso do órgão em 2012, Leandro pretende repetir o feito

Os interessados em seguir carreira na Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) têm até amanhã (17) para se inscrever no concurso da instituição. As 4.019 oportunidades de nível médio e superior são para cadastro de reserva em todas as regiões do Brasil. Para o Distrito Federal, são reservadas 494 vagas para os cargos de analista de processamento (com salário de R$5.837,38) e analista de tecnologia da informação em diversas áreas (com salário de até R$ 6.395,39). As sete oportunidades de nível médio são para o Rio de Janeiro. Podem concorrer às três vagas de auxiliar de enfermagem do trabalho e às quatro vagas para técnico de segurança do trabalho quem tem curso técnico correlato às áreas do certame. Apesar da locação previstaem edital, a critérioda Dataprev, candidatos aprovados poderão ser convocados para admissão em qualquer um dos estados que integram aregião do Brasil escolhida.

O conteúdo

Marcadas para 14 de dezembro, as provas serão compostas por questões objetivas de múltipla escolha e questões discursivas. O certame conta ainda com prova de títulos. Na primeira etapa, além de questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol), os candidatos aos cargos de nível médio e superior nas áreas de administração de pessoal, advocacia, arquitetura, comunicação social, contabilidade e desenvolvimento de pessoas vão responder a 50 questões de português, informática, ética no serviço público, conhecimentos gerais e específicos. Já para os que pleiteiam cargos das áreas de análise de informações, análise de negócios, analista de processamento, desenvolvimento
I, desenvolvimento II, gestão de TIC, infraestrutura e aplicações e web design a prova reserva questões de raciocínio lógicoemvez de informática.

Para Giovanni Damasceno, professor de direito administrativo do Curso Maxx, a grande vantagem do candidato é que o Instituto Quadrix também foi responsável pela organização da última edição do concurso da Dataprev, em 2012. ;Apesar de a banca explorar as questões do edital de forma diferente, a abordagem é sempre a mesma.Vale ressaltar que a Quadrix tem a tradição de incorporar questões que cubram tudo o que o edital pede;, diz. A dica do professor para as questões de conhecimentos gerais é que os candidatos fiquem de olho nos noticiários, uma vez que a prova deve cobrar temas ligados às políticas públicas, às eleições e às relações internacionais. ;Este foi um ano de muita agitação no Brasil. Isso acaba influenciando as questões;, aponta.O professor destaca ainda a importância de dar atenção às questões de raciocínio lógico e de revisar o conteúdo fazendo provas anteriores da banca.

Planejamento

Para se sair bem na prova, a dica de Lígia Amâncio, professora de matemática e raciocínio lógico do Pla Concursos, é que o candidato crie um bom plano de estudos. ;Boa administração de tempo e foco deve mandar lado a lado para que se tenha o melhor aproveitamento nos estudos;, ressalta. ;Para ganhar tempo, quem fará a prova precisa dividir o plano de estudos em cronogramas semanais, além de se exercitar, já que provas do Quadrix costumam ter textos e enunciados longos, o que acaba sendo um teste físico para o candidato mais sedentário;, percebe. ;A prova não pode se tornar uma obrigação. Manter o comprometimento é importante, mas, às vezes, a pressão e a ansiedade que o candidato aplica sobre si mesmo são o que mais o atrapalham;, aconselha. Para a prova discursiva, a professora aposta em temas atuais relacionados às áreas do certame.;O potencial tema desta redação deve estar ligado à área de tecnologiada informação;, especula.

E agora?

Recém-formado em computação pela Universidade de Brasília (UnB), Leandro Rodrigues, 24 anos, se prepara para concorrer a uma vaga de analista de negócios há dois anos. No último certame, apesar de aprovado, Leandro não conseguiu ser nomeado devido ao baixo número de convocações realizadas na região Centro-Oeste. ;Pelo cadastro de reserva, as vagas da área para a qual me inscrevi foram menores do que a expectativa do edital.; Para o concurso deste ano, Leandro se diz confiante.;Estudo cerca de três horas diariamente por conta própria;, revela. Enquanto se prepara, Leandro resolve simulados e provas anteriores da banca organizadora. ;Os concursos do Quadrix costumam cobrar assuntos básicos para cada área. Nesta prova, eu espero um nível de dificuldade médio, não tão alto como o das últimas para a Dataprev;, ressalta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação