Trabalho e Formacao

Consulta liberada aos locais de prova do PAS

A terceira e última etapa do subprograma iniciado em 2012 será realizada neste domingo, a partir das 13h

postado em 20/11/2014 10:46
Marina estudou o ano inteiro para a 3; etapa do programa: %u201CAgora, vou descansar%u201D, diz a jovem, que deseja cursar enfermagem (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Marina estudou o ano inteiro para a 3; etapa do programa: %u201CAgora, vou descansar%u201D, diz a jovem, que deseja cursar enfermagem


Os inscritos para a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) já podem consultar o horário e os locais de aplicação dos testes no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (www.cespe.unb.br/pas). A prova para a última etapa do subprograma iniciado em 2012 será neste domingo, a partir das 13h. A pesquisa, disponível desde a noite de ontem, é individual e de responsabilidade exclusiva do candidato. A partir de hoje, a dica dos professores de ensino médio é que os participantes reduzam o ritmo de estudos. Assistir a filmes, fazer caminhadas e até dar uma última lida em atualidades podem ajudar os estudantes em 23 de novembro.

Eles testarão os conhecimentos nas provas de conhecimentos e de redação. Os candidatos terão cinco horas para concluir todo o exame. Ao contrário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado em dois dias, os interessados em uma vaga na UnB só terão o domingo para mostrar o que aprenderam no último ano da educação básica. ;Eles podem dar uma olhada superficial nas obras que vão ser cobradas, mas não adianta querer assimilar tudo agora. Só vai provocar nervosismo;, afirma o coordenador dos terceiros anos no sistema Alub, Carlos Fernando Paschoal.

Ele lembra a importância de seguir todas as normas que estão no edital. ;Para ficar com a cabeça tranquila, o aluno deve separar os documentos com antecedência, não levar celular e colocar todos os alimentos em embalagem de material transparente. A tranquilidade será fundamental para a hora da prova;, lembra o professor. Uma boa noite de sono no sábado e a alimentação correta no domingo também são dicas para encarar a maratona de questões.

Descanso
A identidade e o comprovante inscrição da estudante do 3; ano do ensino médio Marina Dantas, 17 anos, estão separados desde o início da semana. Ela tirou notas altas nas duas primeiras etapas e, para ser aprovada em enfermagem, precisa somente de 13 pontos. ;Estudei de manhã, de tarde e de noite durante todo o ano. Agora, vou descansar. Preciso relaxar para a prova. Revisei questões de testes anteriores até ontem (terça-feira);, conta a jovem.

A terceira e última etapa do subprograma iniciado em 2012 será realizada neste domingo, a partir das 13hPara os que acreditam que o descanso pode provocar ainda mais ansiedade, a busca de informações na área de geopolítica, geografia, fatos dos últimos dois ou três meses, são dicas do professor de geografia do Centro Educacional Sigma Paulo Macedo. ;Até amanhã (hoje), ainda vale essa revisão. Mas, a partir de sábado, é ir ao cinema, namorar, fazer uma caminhada no parque, relaxar;, diz. Para o dia do PAS, ele recomenda levantar da cama cedo para ;despertar o corpo;. ;Ele pode acordar umas 8h, fazer outra caminhada, comer algo leve e ir para o local de prova com antecedência. Chegar em cima da hora deixa o candidato angustiado;, completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação