SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

EDUCAÇÃO »

Consulta liberada aos locais de prova do PAS

A terceira e última etapa do subprograma iniciado em 2012 será realizada neste domingo, a partir das 13h

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/11/2014 10:46 / atualizado em 20/11/2014 10:55

Manoela Alcântara

Marina estudou o ano inteiro para a 3ª etapa do programa: %u201CAgora, vou descansar%u201D, diz a jovem, que deseja cursar enfermagem (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press) 
Marina estudou o ano inteiro para a 3ª etapa do programa: %u201CAgora, vou descansar%u201D, diz a jovem, que deseja cursar enfermagem


Os inscritos para a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) já podem consultar o horário e os locais de aplicação dos testes no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (www.cespe.unb.br/pas). A prova para a última etapa do subprograma iniciado em 2012 será neste domingo, a partir das 13h. A pesquisa, disponível desde a noite de ontem, é individual e de responsabilidade exclusiva do candidato. A partir de hoje, a dica dos professores de ensino médio é que os participantes reduzam o ritmo de estudos. Assistir a filmes, fazer caminhadas e até dar uma última lida em atualidades podem ajudar os estudantes em 23 de novembro.

Eles testarão os conhecimentos nas provas de conhecimentos e de redação. Os candidatos terão cinco horas para concluir todo o exame. Ao contrário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado em dois dias, os interessados em uma vaga na UnB só terão o domingo para mostrar o que aprenderam no último ano da educação básica. “Eles podem dar uma olhada superficial nas obras que vão ser cobradas, mas não adianta querer assimilar tudo agora. Só vai provocar nervosismo”, afirma o coordenador dos terceiros anos no sistema Alub, Carlos Fernando Paschoal.

Ele lembra a importância de seguir todas as normas que estão no edital. “Para ficar com a cabeça tranquila, o aluno deve separar os documentos com antecedência, não levar celular e colocar todos os alimentos em embalagem de material transparente. A tranquilidade será fundamental para a hora da prova”, lembra o professor. Uma boa noite de sono no sábado e a alimentação correta no domingo também são dicas para encarar a maratona de questões.

Descanso
A identidade e o comprovante inscrição da estudante do 3º ano do ensino médio Marina Dantas, 17 anos, estão separados desde o início da semana. Ela tirou notas altas nas duas primeiras etapas e, para ser aprovada em enfermagem, precisa somente de 13 pontos. “Estudei de manhã, de tarde e de noite durante todo o ano. Agora, vou descansar. Preciso relaxar para a prova. Revisei questões de testes anteriores até ontem (terça-feira)”, conta a jovem.

Para os que acreditam que o descanso pode provocar ainda mais ansiedade, a busca de informações na área de geopolítica, geografia, fatos dos últimos dois ou três meses, são dicas do professor de geografia do Centro Educacional Sigma Paulo Macedo. “Até amanhã (hoje), ainda vale essa revisão. Mas, a partir de sábado, é ir ao cinema, namorar, fazer uma caminhada no parque, relaxar”, diz. Para o dia do PAS, ele recomenda levantar da cama cedo para “despertar o corpo”. “Ele pode acordar umas 8h, fazer outra caminhada, comer algo leve e ir para o local de prova com antecedência. Chegar em cima da hora deixa o candidato angustiado”, completa.
Tags:

publicidade

publicidade