SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Fies será tema de sessão de debates no Plenário da Câmara

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/03/2015 13:38

Agência Câmara

O Plenário da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (25), a partir das 10 horas, comissão geral sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação.

 

O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que propôs a sessão de debates, afirma que o Fies é o melhor programa de financiamento estudantil do País, mas “converteu-se em acumular problemas financeiros e políticos”.

 

Ele cita dados do Portal da Transparência e do Censo da Educação Superior que apontam um aumento de 448% do número de alunos beneficiados pelo Fies - de 150 mil, em 2010, o número aumentou para 827 mil em 2013.

 

“Desse modo, os gastos cresceram muito nos últimos quatro anos e as autoridades tiveram de rever o programa, o que gerou críticas das universidades privadas”, aponta, se referindo à decisão do governo federal de mudar as regras do Fies.

 

Em dezembro, o governo passou a exigir dos estudantes um mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como condição para obtenção de financiamento. “Antes bastava ter participado do Enem. Essa mudança é um dos critérios que mais vem sendo debatido por alunos e universidades”, ressalta Bueno.

 

O deputado acredita que a comissão geral será uma oportunidade de “procurar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos alunos que utilizam o Fies”.

publicidade

publicidade