Trabalho e Formacao

Participantes aponta que novo Fies promove exclusão de beneficiários

O público podeenviar perguntas e debater o assunto por meio da sala de bate-papo do portal e-Democracia.

postado em 25/03/2015 12:30

As alterações promovidas pelo Ministério da Educação no (Fies) estão sendo criticadas em comissão geral que ocorre neste momento no Plenário da Câmara dos Deputados.

O presidente do Movimento em Defesa do Fies, Ricardo Holz, defendeu o programa e sugeriu que o governo federal reduza o número de ministérios em vez de promover cortes no programa estudantil.

Para a vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares, Elizabeth Guedes, o limite de reajuste não é o problema, mas o consequente limite no crédito que o aluno receberá. ;Nós discutimos é quebra de contrato;, disse ela. Além disso, em sua opinião, a nota de corte do Enem prejudicará os alunos que não têm renda. ;Estamos excluindo quem já foi excluído.;

Na avaliação do vice-presidente dos Sindicatos das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal, Francisco Moreira Cruz Filho ;o teto de 450 pontos estabelece um processo de exclusão".

Qualidade Já a coordenadora da Secretaria de Políticas Institucionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino, Nara Teixeira De Souza, disse concordar com as medidas tomadas pelo MEC. ;A educação no Brasil tem de ser de qualidade;, defendeu. Ela reclamou ainda de haver universidades que não repassam o aumento nas mensalidades para os trabalhadores. Para Elizabeth Guedes, no entanto, a qualidade do ensino particular vem melhorando.

Novo Fies
O governo alterou o Fies estabeleceu um limite de até 6,4% para o reajuste das mensalidades de cursos financiados pelo programa. Aumentos maiores que este deverão ser revistos. Além disso, passou a exigir dos estudantes um mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como condição para obtenção de financiamento. As modificações levaram estudantes a terem dificuldades na renovação do contrato.

Participação popular
Nesta audiência, o público poderá enviar perguntas e debater o assunto por meio da sala de do portal .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação