SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Balanço do MEC aponta que cerca de 250 mil financiamentos foram realizados

Os estudantes tem até esta quinta-feira (30) para realizar novos contratos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/04/2015 20:57 / atualizado em 29/04/2015 22:00

Faltando poucas horas para terminar o prazo de adesão para novos contratos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a assessoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou que quase 250 mil pessoas conseguiram a ajuda financeira até a noite de terça-feira (28). O prazo para novas adesões se encerra nesta quinta-feira (30) e não será prorrogado.

O número de contratos é muito menor do que em 2014, que chegou a 731,7 mil. O motivo para a redução são as mudanças realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) no programa. A partir deste ano, o candidato que quiser o financiamento precisa conseguir pelo menos, 450 pontos e que não pode tirar nota zero na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, as instituições de ensino não podem fazer reajuste superior a 6,4% no valor das mensalidades para receber esses alunos.

Outras dificuldades enfrentadas pelos estudantes foram a lentidão e erros no Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). O MEC e o FNDE garantem que estão monitorando a plataforma para garantir o atendimento a todos que desejam se inscrever. Para aqueles que enfrentarem dificuldades ou tiverem dúvidas podem entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800 616161.

Os estudantes que farão a renovação do contrato do Fies terão até o dia 29 de maio para realizar o processo. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou em comunicado divulgado pela assessoria de comunicação que todos os aditamentos serão realizados. No último balanço divulgado pelo MEC, cerca 156 mil estudantes ainda não tinham renovado os contratos. O número total de pessoas que utilizam o financiamento chega a 1,9 milhão.

publicidade

publicidade