SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Fies encerra inscrições

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/05/2015 11:59

No último dia de inscrições de novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), alunos reclamam da falta de vagas. Daniel Lima, 18 anos, não conseguiu o benefício, mesmo tentando até o fim do prazo. Ele tem frequentado as aulas do curso de psicologia na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza desde o início do ano, mas não pagou as mensalidades acreditando que conseguiria aderir ao programa. “Vou ter que pensar em outra forma para não perder o curso”, afirma.

De acordo com atendentes da central telefônica do Fies, a maioria das ligações de ontem foram reclamações sobre promessas de vagas. Servidores informaram, equivocadamente, que as vagas de novos contratos estariam garantidas nos casos em que os alunos ainda não tiveram resposta do Fundo Nacional da Educação (FNDE). Segundo dados mais recentes do órgão responsável pelo programa, foram realizados 250 mil novos contratos com o Fies. Cerca de 154 mil estudantes ainda não conseguiram efetuar a renovação, cujo prazo vai até em 29 de maio.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse, em entrevista ao Jornal Hoje, que o governo atingiu os números esperados de novas adesões. “A nossa meta era ter mais de 250 mil alunos no Fies este semestre”, afirmou. Segundo ele, alguns podem não ter conseguido se inscrever ontem por não haver mais vagas disponíveis. Janine disse ainda que outros programas de acesso ao ensino superior garantem uma oferta de cerca de 700 mil vagas. (MF)

publicidade

publicidade