SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Evento discute processo de revisão de obras do PAS

Professores da UnB e da educação básica e coordenadores da UnB estão entre os convidados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/06/2015 16:40

A Comissão de Acompanhamento do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) está organizando um encontro com professores da UnB e da educação básica para participar de discussões sobre o processo de revisão de obras do PAS, a importância delas e alcance nas salas de aula. Também serão convidados os coordenadores de licenciatura e todos os Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibids) da UnB, para participarem de oficinas sobre a apropriação das orientações do PAS e o uso criativo das obras na formação docente e nas práticas de ensino.

O objetivo é apresentar uma avaliação sobre o processo de revisão de obras sugeridas nas três etapas do PAS realizado entre 2012 e 2014. Nesse período, foram criados mecanismos para ampliar e sistematizar a participação da comunidade escolar no processo de sugestões de obras, assim como cursos de formação continuada para docentes interessados em colaborar nesse processo de revisão. A partir dessas ações, cada etapa teve a devida atualização de obras e nova redação para os objetos de conhecimento avaliados.

O evento é uma realização da Coordenação de Interação Educacional do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e da Gerência de Interação Educacional do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com o apoio da Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL/UnB) e do Cebraspe. As inscrições são abertas a toda comunidade escolar e podem ser feitaa no dia e local do evento. Outras informações podem ser acessadas pelo portal.

Programe-se!
Em dois momentos distintos, o evento busca comunicar resultados alcançados e oferecer subsídios para propostas de formação docente e práticas de ensino.
Local: Auditório do Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB) - Campus Darcy Ribeiro

1º dia - 12/06
Público alvo: diretores, coordenadores, professores da educação básica, professores da UnB.
Ás 14h: Mesa de Abertura: DEG/UnB
Às 14h20: O processo de revisão de obras no PAS
Profa. Uliana Dias
Prof. Sayd Macedo
Prof. Hélder Batista
Ás 15h30: intervalo
Ás 15h45: As obras e a interdisciplinaridade
Prof. Rogério Basali
Profa. Christian Spíndola
Profa. Maria Cecília de Almeida
17h00: encerramento com exibição de Meu amigo Nietzsche, seguida de debate com o diretor Fáuston da Silva

2º dia - 13/06
Público alvo: Coordenadores de Licenciatura, coordenadores e estudantes Pibid/UnB.
9h00: Mesa de abertura : CIL, Pibid, Interação/UnB e GIE
9h30: Oficina I: A Lei 10.639/03 e o uso de obras sugeridas no PAS
Prof. Wanderson Flor do Nascimento (FIL/UnB):
A partir do uso de obras audiovisuais, como Atlântico Negro e Cartas para Angola, entre outras obras presentes no PAS, docentes podem atender exigências legais.
10h10: Intervalo
10h20: Oficina II: O direito na educação e a educação em direitos humanos a partir do PAS
Heverton Gisclan (DPU):
Tendo em vista os textos de ordenamento jurídico presentes no PAS, como Constituição Federal e Declaração Universal dos Direitos Humanos, é possível desenvolver nas escolas atividades interdisciplinares orientadas para a educação em direitos humanos.
11h00: Intervalo
11h10: Oficina III: Uso criativo e interdisciplinar de obras de arte sugeridas no PAS
Profa. Priscila Rufinnoni:
Entrar em contato com as obras de artes visuais indicadas no PAS possibilita ampliar o repertório cultural de docentes e facilita o desenvolvimento de habilidades para lidar com códigos e linguagens avaliados no PAS e em outras provas.
12h00: Encerramento com “Seu Estrelo e o fuá de terreiro”.

publicidade

publicidade