SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Chega a 7,8 milhões o número de inscritos no Enem

Prazo para fazer a inscrição vai até as 23h59 desta sexta-feira (5)

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/06/2015 19:22 / atualizado em 08/06/2015 10:52

Ana Paula Lisboa

A poucas horas do encerramento das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em sua página no Twittter, balanço atualizado com o número de inscritos no exame: são 7,8 milhões até as 20h desta sexta-feira (8). O prazo de inscrições vai até as 23h59  pelo site. A recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, para evitar sobrecarregamento do site e fugir de problemas na hora de se inscrever. A expectativa inicial do Ministério da Educação (MEC) era de que 9 milhões de pessoas se inscrevessem para esta edição.

Para se cadastrar, é necessário acessar o site e informar telefone fixo ou celular, e-mail e CPF. A taxa de inscrição é de R$ 63, mas estão isentos quem fez o ensino médio em escola pública ou pessoas cuja renda familiar não ultrapasse um salário mínimo e meio. O pagamento deve ser feito até as 21h59 de 10 de junho.

Candidatos travestis e transexuais podem usar o nome social. A inscrição deve ser feita normalmente, no prazo previsto no edital. Posteriormente, entre 15 e 26 de junho, eles devem encaminhar, pela internet, cópia de documento de identificação, foto recente e formulário preenchido.

As provas serão aplicadas em 24 e 25 de outubro. O fechamento dos portões será às 13h (horário de Brasília), e o início das provas ocorre às 13h30. No primeiro dia, serão cobrados conteúdos de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, e a prova terá duração de 4h30. No domingo, os candidatos terão 5h30 para responder itens sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e fazer a redação.

Enem abre várias portas
A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Calendário do Enem 2015
• Período de inscrição: das 10h de 25 de maio até às 23h59 de 5 de junho somente no site do exame
• Prazo para pagamento da taxa: do dia da emissão do boleto às 21h59 de 10 de junho
• Período de inscrição: das 10h de 25 de maio às 23h59 de 5 de junho somente pelo site do exame
• Período para solicitação de uso de nome social: entre 15 e 26 de junho
• Provas: 24 e 25 de outubro

publicidade

publicidade