SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Bacharéis em contabilidade podem se inscrever para prova de suficiência

Somente com aprovação no exame é possível exercer a profissão legalmente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/06/2015 18:08 / atualizado em 08/06/2015 18:57

Bacharéis e estudantes que estejam no último ano do curso de contabilidade e querem exercer a profissão podem se inscrever a partir desta quarta-feira (10) até 9 de julho para a prova de suficiência. O exame, instituído em 2010, é necessário para a obtenção do registro profissional e tem por objetivo garantir o nivelamento e a qualidade dos serviços contábeis oferecidos no Brasil.

As inscrições são feitas pelo portal da Fundação Brasileira de Contabilidade ou pelo site do Conselho Federal de Contabilidade . O valor é de R$ 100 que deverá ser pago até às 18 horas do dia 10 de julho de 2015. Aqueles que querem solicitar a isenção da taxa têm de 10 a 12 de junho para fazer o requerimento. Estão dispensados do pagamento os concorrentes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e os que comprovarem ser membros de família de baixa renda.

O exame ocorrerá em 20 de setembro, das 9h30 às 13h30, e serão aprovados aqueles que acertarem, no mínimo, 50% da prova. Os locais para a realização da prova serão divulgados a partir das 17h de 8 de setembro pelo sistema de acompanhamento da inscrição pela internet. Serão exigidos dos participantes conhecimentos sobre contabilidade geral, contabilidade de custos, contabilidade aplicada ao setor público, contabilidade gerencial, controladoria, teoria da contabilidade, legislação e ética profissional, princípios de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade, auditoria contábil, perícia contábil, noções de direito, matemática financeira e estatística e língua portuguesa. O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado em até dez dias da data do exame.

O edital completo está disponível no site do Conselho Federal

publicidade

publicidade