SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

MEC divulga lista de aprovados na segunda edição do Sisu

Foram oferecidas 55.571 vagas em 72 instituições públicas. No DF, foram 63 vagas ofertadas pelo IFB

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/06/2015 08:04 / atualizado em 15/06/2015 16:33

Kelsiane Nunes /Especial para o Correio

Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pode conferir se foi aceito em uma das 72 instituições públicas que participaram da segunda edição de 2015 do programa nesta segunda-feira (15). A lista com o nome dos aprovados está disponível no site do sistema. Nesta edição, 1.192.622 se inscreveram para tenter uma vaga. Os aprovados deverão fazer matrícula nas instituições de ensino superior em 19, 22 e 23 de junho. No Distrito Federal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) ofereceu 63 vagas para os cursos de agroecologia, biologia e gestão pública.

Concorrência

As universidade mais procuradas foram Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 176.285 inscrições, e as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), com 139.406, e do Maranhão (UFMA), com 136.480. Medicina e direito continuam sendo os cursos mais procurados, com 185.818 e 128.929 de pedidos de inscrição respectivamente. Administração foi o terceiro curso mais concorrido com 95.272 interessados.

A Universidade de Brasília (UnB), que realizou vestibular em 6 e 7 de junho, não participou desta edição do programa. Instituições do Amazonas e Mato Grosso também não ofereceram vagas. Ao todo, universidades e institutos federais de 25 estados ofertaram oportunidades em 234 cidades do país. Três estados do Sudeste receberam o maior número de inscrições. Minas Gerais está no topo da lista com 170.761 de registros, seguido por Rio de Janeiro (140.788) e São Paulo (125.584). Segundo o Ministério da Educação, as mulheres representaram 57% dos inscritos nesta edição. Mais da metade dos candidatos, 60%, têm entre 18 e 24 anos. 

Segunda chance

O Sisu terá uma única chamada, mas algumas instituições oferecerão lista de espera. Os interessados precisam manifestar interesse nas vagas a partir desta segunda-feira (15) até 26 de junho no site do Sisu. Para se inscrever na lista, o candidato não pode ter sido selecionado na primeira opção de curso. As próprias instituições de ensino convocam os participantes, por isso, é necessário conferir o edital e acompanhar as convocações de cada universidade ou instituto, que ocorrerão a partir de 2 de julho.

Programa

O Sisu é um sistema do MEC que permite que instituições públicas de ensino superior disponibilizem vagas para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como cada cadastrado no sistema pôde se candidatar em até dois cursos, foram registradas ao todo 2.302.722 inscrições. Neste ano, foram oferecidas ao todo 17% a mais de vagas, 261.085, em relação a 2014, que foram ofertadas 222.813 vagas. Para participar o candidato teria que ter participado da edição de 2014 do Enem e não ter tirado nota zero na redação.


Confira a lista dos aprovados no IFB:

Câmpus Brasília (Plano Piloto)
Câmpus Planaltina

Inscrições no Instituto Federal

Os aprovados no IFB deverão fazer o registro acadêmico em 19, 22 e 23 de junho na unidade em que foi aprovado. O atendimento no câmpus Brasília (SGAN 610, Módulo D, E, F e G, Asa Norte) será das 9h às 19h. Em Planaltina (Rodovia DF-128, km 21),  será das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Para efetivar a matrícula,  o aluno tem que levar a cópia original do Documento de identificação com foto - que pode ser a Carteira de  Identidade, Carteiras de Registro Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte -, Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de votação da última eleição ou declaração de quitação com a Justiça Eleitoral para maiores de 18 anos, Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, obtido até a data da matrícula, Cadastro de Pessoa Física (CPF), se não estiver na carteira de identidade, Comprovante de residência com CEP, Certificado de reservista ou de dispensa de corporação, para maiores de 18 anos do sexo masculino e Declaração do candidato de que não cursa ensino superior em outra instituição de ensino superior. O candidato também precisa entregas duas fotos 3 x 4 idênticas e recentes. Outras informações estão disponíveis no termo de adesão hospedado no site do instituto.

Aqueles que não passaram em primeira chamada e se inscreverem na lista de espera serão convocados em 3 de julho pelo site do instituto. Para confirmar, a participação na lista o candidato deverá participar da reunião de confirmação que ocorrerá em 10 de julho, em horários e locais diferentes para cada o curso. É obrigatório a apresentação do documento com foto ou procuração, caso o candidato não possa comparecer.


Não perca as datas!

De 15 a 26 de junho - prazo para participar da Lista de Espera
De 19 a 23 de junho - matrícula dos aprovados
A partir de 2 de julho - convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

 

publicidade

publicidade