Conheça os primeiros colocados do vestibular 2015 da UnB

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/07/2015 18:25 / atualizado em 13/07/2015 11:15

Juliana Espanhol , Paula Braga /Especial para o Correio

Arquivo pessoal
Dos mais de 17 mil candidatos que fizeram a prova, o estudante Mateus Silva Feijó, 17 anos, se destacou com a nota mais alta. O rapaz passou em 1º lugar geral e do câmpus Darcy Ribeiro. O novo calouro de medicina da Universidade de Brasília (UnB) fez ensino médio no Colégio Militar de Brasília. "Desde cedo quis fazer medicina. Estou muito feliz por ter ficado em primeiro lugar e por poder concretizar esse sonho", disse. O jovem fará o curso na UnB. "Nunca tive intenção de estudar em outras universidades", revela.

Filho de uma bióloga e de um analista de sistemas, o estudante fez cursinho durante os dois últimos anos do ensino médio e, para melhor se preparar, fez vestibular de 2014 como treineiro. "Foi bom ter feito a prova do ano passado para conhecer o estilo da avaliação. Na primeira vez, tive problemas para preencher a folha de gabarito, então pude aprender como funciona a prova", explica. De férias no Espírito Santo, ele não acompanhou a festa no câmpus da Asa Norte. A dica que ele dá aos estudantes que querem passar no vestibular é ter dedicação. "Não adianta estudar em cima da hora. É preciso manter notas boas, e não levar os estudos com a barriga".

Breno Fortes/CB/DA Press
Surpresa
O segundo colocado geral é o também calouro em medicina Pedro Leonardo Barcelos, de 20 anos. Ele foi avisado pela equipe do Correio sobre a colocação no vestibular, e a surpresa foi inevitável. "Estava estudando há dois anos e meio. Quando me ligaram, achei que tinha sido o segundo em medicina, não sabia que era geral", conta. O jovem havia passado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a federal de Pernambuco. Por isso, fez o vestibular na UnB sem grandes expectativas. "Vou ficar em Brasília porque tenho família aqui, é melhor", disse.

Arquivo pessoal
A estudante Glaucia Coutinho Araújo, 18 anos, foi a primeira colocada no câmpus de Ceilândia. Ela estudará enfermagem a partir do próximo semestre. "Eu vi que tinha sido aprovada, mas não sabia que era a primeira. Quando me avisaram, eu disse para a minha mãe e ela começou a chorar. Estamos ligando pra família, amigos. Todos muito felizes", comemora. Moradora de Ceilândia, ela fez ensino médo no Alub, além de um cursinho. "Eu sempre quis a área de saúde, mas não sabia se enfermagem ou medicina. Mas acredito que vou cursar enfermagem. Ainda estou anestesiada", disse.

O quinto lugar do câmpus Darcy Ribeiro ficou com a caloura em medicina Jamille Kessy Ferreira de Souza, 19, que sempre quis passar em Brasília. "Fiz um ano e meio de cursinho na Asa Sul, ia todo dia de ônibus de Planaltina. Nesses últimos seis meses, cheguei a me mudar para o Plano Piloto para facilitar os estudos. Passava a semana no apartamento alugado e ia para a casa dos meus pais nos finais de semana", afirmou ela. Sua maior motivação sempre foi a família. "Eles sempre me deram todo o apoio, tanto financeiramente quanto ao estarem lá para mim a cada não que recebi antes de conseguir ser aprovada".