SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

OPORTUNIDADES ABERTAS »

Guia do trainee

Empresas oferecem vagas para jovens recém-graduados. Oportunidade pode ser uma ótima maneira de começar a carreira com perspectivas de crescimento profissional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/08/2015 13:03 / atualizado em 29/09/2015 12:55

Arquivo Pessoal

A fim de atrair e preparar jovens talentos que desejam desenvolver uma carreira bem-sucedida, empresas apostam nos programas de trainee. Por meio de período de treinamento, as companhias investem em recém-graduados com potencial para assumir posições gerenciais e de liderança na organização. É o que explica Alessandra Smaniotto, coach de carreira e consultora de recursos humanos. “As empresas deixam de recrutar funcionários externamente para formar jovens profissionais internamente, de acordo com os objetivos e as demandas da corporação”, afirma.

Para passar nas concorridas seleções, no entanto, são exigidos não apenas conhecimentos na área de formação, mas também adequação ao perfil buscado pela empresa e identificação com os valores organizacionais da firma.

 “O trainee vai conduzir a empresa no futuro. Por isso, a aderência à cultura da organização é um dos principais fatores.”, diz a gerente de Treinamento e Desenvolvimento Corporativo do  grupo Andrade Gutierrez, Maria Carolina Rangel. Habilidades como equilíbrio emocional, boa comunicação, proatividade e adaptação a mudanças são valorizadas durante a escolha, aponta Alessandra Smaniotto.

Para passar
Entre os requisitos dos programas estão ter concluído a graduação há até dois anos, ter nível de inglês intermediário ou fluente e disponibilidade para viagens e mudanças — para dentro e para fora do país. Os processos seletivos podem variar de acordo com a organização. No entanto, em geral, etapas como envio do currículo, teste de inglês, dinâmica de grupo e entrevista individual fazem parte das seleções. A coach de carreira e consultora de negócios e de recursos humanos da 4Coach Wang Hsiu Ching indica atenção na hora de elaborar o currículo: o importante não é a quantidade, mas a qualidade das informações. “O documento deve ter ótima apresentação, português impecável, ser claro e consistente”, instrui. Já para a etapa de entrevista individual, a coach ressalta que “a maneira como o candidato se apresenta é seu cartão de visita. É preciso tomar cuidado para não vestir uma roupa distante da realidade do local de trabalho”.

Além disso, é essencial conhecer a empresa e a área de negócios em que atua e ficar atento para não chegar atrasado. Para os que alcançarem a etapa de dinâmicas de grupo, a coach Alessandra Smaniotto frisa que é uma fase onde os concorrentes devem tomar decisões rápidas e acertadas. “É preciso demonstrar interesse por novos desafios, propor ideias que possam ser agregadas à empresa e ser capaz de tomar as melhores decisões com agilidade”, aconselha.

De trainee a presidente
Lídia Abdalla, 41 anos, é exemplo de  profissional que decolou na carreira após a atuação como trainee. Formada em farmácia e bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto, ingressou na rede de laboratórios Sabin de Brasília em 1999, como trainee, e, hoje, ocupa o cargo de presidente executiva da empresa.

 “Procurei me capacitar, trabalhar com excelência e aproveitar as oportunidades. Minha experiência com trainee foi fundamental, pois pude conhecer de perto a área de negócios da empresa”, explica Lídia.

 

 

Perfil de trainee / Carreira em ascensão


 

 (Arquivo Pessoal)
 


Giovana Brandalise,
25 anos, é formada em ciências contábeis pela Universidade de Brasília e foi selecionada para atuar como trainee na Ernst & Young, em Brasília, no início do ano passado

“Busquei uma oportunidade na empresa pela possibilidade de intercâmbio cultural. Como eu trabalhava na época do processo seletivo, não pude me preparar tanto, mas o mais importante é a pessoa ser ela mesma em todas as etapas e ter calma. Posso ver que o conhecimento que adquiri foi grande. Apesar da demanda extensa, temos um coach que nos ajuda a estabelecer metas e a alcançar objetivos. Além disso, temos que aprender a lidar com o público e a trabalhar em equipe. Viajei para São Paulo e Belo Horizonte para treinamentos.”

 

 

 

Diego Moreira,

27 anos, engenheiro elétrico pela Universidade de São Paulo (USP), participou de cerca de 20 processos seletivos para trainee, foi aprovado em dois e optou pela empresa Andrade Gutierrez, onde ingressou em janeiro deste ano.


“Eu me preparei bastante, para a seleção, mas sem nenhum curso ou coaching. A penúltima fase, de dinâmica de grupo foi a mais difícil. Nessa etapa, o funil de seleção já está bem estreito, temos pouco tempo para resolver a situação proposta, e o nível de pressão é maior, pois todos querem mostrar suas habilidades. A experiência está sendo muito boa, já que é a empresa em que eu desejava trabalhar. Meu objetivo agora é aprender, entender como o grupo funciona e sobre como desenvolver grandes projetos. Tenho visto minha evolução tanto pessoal como profissional, pois temos acompanhamento com tutores, que nos ajudam a desenvolver habilidades, e treinamento técnico tanto no país quanto no exterior. Nesses seis meses já fui para Portugal, Guiné Equatorial e Venezuela, além de para outros estados do país, o que também aumenta a minha rede de relacionamentos. Neste momento, estou no interior do Pará, em Parauapebas, na construção de ramal ferroviário. A ideia é a gente ficar alocado na obra, conhecer as operações da empresa e desenvolver um trabalho de excelência operacional para apresentar ao final de três meses para a diretoria da companhia.”

 

 

 

Não perca


Confira as empresas que estão com inscrições abertas  

 

L'oreal  

Segmento: cosméticos 

Salário: não informado

Número de vagas: não informado

Locais de trabalho: Rio de Janeiro

Cursos: qualquer um

Duração: um ano

Formação: dezembro/2012 a dezembro/2015

Inscrições: até 29 de setembro pelo site lorealtalentos.com.br

 

Alltech

Segmento: indústria agrícola 

Salário: não informado

Número de vagas: 10

Locais de trabalho: não informado

Cursos: nas áreas de aguicultura, marketing, medicina veterinária e tecnologia da informação

Duração: um ano

Formação: recém-graduados de graduação e pós-graduação

Inscrições: até 30 de setembro pelo site www.alltech.com/about/careers/alltech-career-development-program

 

Cargill

Segmento: alimentício, agrícola, financeiro e industrial

Salário: não informado 

Número de vagas: não informado 

Locais de trabalho: São Paulo, Minas Gerais, Pará e Paraná 

Cursos: administração, agronomia, ciências contábeis, economia, engenharias e zootecnia

Duração: um ano e meio

Formatura: dezembro/2013 a dezembro/2015

Inscrições: até 1 de outubro pelo site www.novostalentoscargill.com.br  

 

Banco Safra

Segmento: bancário

Salário: R$ 6,300 

Número de vagas: 35

Locais de trabalho: São Paulo

Cursos: qualquer um

Duração: um ano

Formação: dezembro/2013 a dezembro/2015,

Inscrições: até 6 de outubro pelo site www.ciadetalentos.com.br/traineesafra/

 

Philip Morris Brasil 

Segmento: tabaco

Salário: não informado

Número de vagas: não informado

Locais de trabalho: São Paulo, Curitiba e Rio Grande do Sul 

Cursos: qualquer um

Duração: um ano

Formação: dezembro/2013 a dezembro/2015 

Inscrições: até 13 de outubro pelo site www.ciadetalentos.com.br/traineepmb2016

   

Louis Dreyfus Commodities 

Segmento: agronegócio 

Salário: não informado 

Número de vagas: não informado 

Locais de trabalho: não informado

Cursos: administração de empresas, economia, agronomia, logística, cursos de engenharia, ciências contábeis e tecnologia/sistemas da informação

Duração: dois anos 

Formação: dezembro/2013 a dezembro/2015 

Inscrições: até 20 de outubro pelo site  www.ldcom.com.br

 

TCP

Segmento: contêineres

Salário: não informado

Número de vagas: não informado

Locais de trabalho: Paraná 

Cursos: administração de empresas, economia, estatística, matemática, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de produção, entre outros

Duração: um ano

Formação: dezembro/2014 a dezembro/2015

Inscrições: 21 de outubro pelo site www.pagetalent.com.br

 

Danone

Segmento: produtos lácteos frescos (PLF), águas, nutrição médica e nutrição infantil

Salário: R$ 5 mil

Número de vagas: não informado 

Locais de trabalho: São Paulo

Cursos: qualquer um

Duração: dois anos 

Formação: dezembro/2013 a dezembro/2015

Inscrições: 22 de outubro pelo site www.eureca.me/jmdanone 

 

Ernst & Young (EY)
Segmento: auditoria, transações corporativas e consultoria
Salário: não informado
Número de vagas: não informado
Locais de trabalho: Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Cursos: administração de empresas, ciências atuariais, ciências contábeis, direito, economia, engenharia (todas), estatística, física, cursos de TI, matemática e relações internacionais.
Duração: 10 a 15 meses
Formatura: a partir do penúltimo ano de graduação ou recém-formados até dois anos
Inscrições: até 31 de dezembro pelo site www.traineesey.com.br/

Deloitte
Segmento: consultoria / auditoria
Salário: não informado
Número de vagas: não informado
Locais de trabalho: São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador Ribeirão Preto
Cursos: administração, economia, ciências contábeis, direito, atuarial, tecnologia da informação, engenharias, matemática, estatística, psicologia, gestão ambiental, biomedicina, biologia, enfermagem, farmácia, física, técnico de segurança do trabalho e gestão em recursos humanos.
Duração: não informado
Formatura: universitários a partir do 2º ano de graduação e recém-formados
Inscrições: até 31 de dezembro pelo site www.seufuturonadeloitte.com.br

 

publicidade

publicidade