SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Enem

Escola do sertão pernambucano tem boa classificação no exame

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/08/2015 10:22

Portal MEC

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, ficaria orgulhoso de saber: a Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu ficou em quinto lugar na classificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por Escola. Com o resultado, divulgado no mês passado, a escola deu orgulho à cidade de aproximadamente 35 mil habitantes, localizada no sertão pernambucano, terra natal do compositor.

 

“É o trabalho de uma grande equipe. São professores, servidores administrativos, coordenadores, enfim, muita gente que vem trabalhando em prol da melhoria da qualidade de ensino”, afirmou Prociana Ferreira da Silva, diretora da escola. “Quando vimos esse resultado, foi muito gratificante. A escola, na verdade, é uma comunidade, com pais e a população envolvida. Foi um orgulho geral.”

 

A instituição obteve a colocação no grupo das escolas com mais de 90 alunos, dos quais mais de 80% tenham cursado todo o ensino médio no local, além de ter nível socioeconômico baixo ou muito baixo.

 

De acordo com a diretora, o sistema de avaliação interdimensional desenvolvido na escola permitiu a melhoria no desempenho. “Isso auxilia o trabalho de todos os professores. É importante para o aluno se conhecer, entender seu papel dentro do meio social e como são construídas as relações em geral”, explicou. Todos os anos, cada aluno é convidado a desenvolver seu projeto de vida. Com o material, é possível conhecer pessoalmente cada um dos 480 alunos e direcionar o aprendizado.

 

Wilton Carvalho, de 16 anos, prepara-se para o Enem incluindo os estudos em sua rotina diária e também nos fins de semana. “Gosto muito do ambiente, dos professores; eles nos ajudam a construir o futuro”, diz o estudante, que mora com o pai, agricultor aposentado.

 

Além das matérias normais, os alunos aprendem dança, esportes e oficinas de arte, que vão do cordel às artes cênicas. Em 2014, cerca de 70 alunos da Escola Barão de Exu foram aprovados no vestibular de universidades públicas e também na rede particular de ensino.

publicidade

publicidade