SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

GDF não irá mais pagar inscrição no PAS para alunos da rede pública

Secretaria de Educação afirma que medida foi tomada por falta de previsão orçamentária

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/09/2015 18:17 / atualizado em 07/09/2015 11:55

Neste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) não irá cobrir as despesas de inscrição no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) para estudantes do ensino médio da rede pública de educação.

Alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO) permanecem isentos da cobrança de taxa, assim como os estudantes do 3o ano que tiverem cursado os três anos do ensino médio na rede pública. O CADÚNICO identifica famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal afirma que o pagamento não será feito por falta de previsão orçamentária. O órgão também alega que, como não há convênio com a UnB, o governo está legalmente impossibilitado de cobrir os custos das inscrições.

“É uma medida desastrosa. Devemos incentivar e facilitar o acesso dos jovens ao ensino superior e o governo está excluindo os alunos dessa possibilidade”, afirmou a diretora do Sindicato de Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) Rosilene Corrêa. Segundo ela, o sindicato espera que o GDF reverta a decisão. “O governo tomou posse em 1o de janeiro, então se tinha que haver convênio, ele teve tempo para fazê-lo. As famílias não estão preparadas para assumir esse custo”, argumenta Rosilene.

publicidade

publicidade