SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

EDUCAÇÃO »

Último dia para inscrever-se no PAS

Termina hoje o prazo de preenchimento da ficha do Programa de Avaliação Seriada da UnB. Os candidatos que ainda não enviaram o formulário devem ficar atentos ao horário

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/09/2015 12:13 / atualizado em 17/09/2015 12:19

Cecília Garcia - Especial para o Correio

Marcelo Ferreira

Universidade de Brasília (UnB) tem até as 23h59 de hoje para se registrar. O processo de inscrição é realizado exclusivamente via internet e, para aqueles sem acesso à rede, estão à disposição computadores nos quatro campi da universidade e em outros locais listados no edital. Ao se inscrever na terceira etapa, o estudante deve definir o sistema de concorrência, câmpus, curso e turno. Além disso, deve escolher a opção de língua estrangeira e o local onde prefere realizar a prova.

 

Há sempre aqueles que deixam o compromisso para o último momento, pelos mais variados motivos. É o caso do estudante Thiago Moreira, 16 anos. Aluno do terceiro ano do ensino médio no Centro Educacional Sigma, ele só finalizou a inscrição ontem. O motivo foi a dúvida na hora de escolher o curso. “Queria administração, só que, depois de fazer a inscrição, quis mudar para engenharia de produção”, relata. Thiago foi o último entre os amigos dele a se inscrever.
 
Para o professor de física e diretor do curso preparatório Exatas, César Augusto Severo, o aluno deve estar atento não só ao prazo de inscrição, como ao de pagamento, que pode ser realizado até 20 de outubro. A dica do docente é pagar no mesmo dia da inscrição. “Às vezes, o pai tem tanta coisa para pagar que esquece esse boleto.” E para aqueles que estão correndo contra o tempo, uma orientação é válida: não deixar a ansiedade tomar conta e preencher com atenção os itens do formulário de inscrição. De acordo com César, há muitos alunos que acabam escolhendo a opção errada de língua estrangeira, ou até mesmo de curso, e perdem a chance de consertar o engano por se inscrever no último dia. Para aqueles que percebem o erro a tempo, não há necessidade de desespero, basta fazer uma nova inscrição. Somente a última é válida.
 
As provas das três etapas ocorrem em novembro e em dezembro deste ano. Uma dica para os alunos nesta reta final é fazer muitos exercícios. Rever as provas anteriores, resolver questões de vestibular nas matérias do PAS e conferir se as escolas passaram todo o conteúdo que será cobrado também auxilia os candidatos em sua preparação. Outra orientação do professor é para os alunos que prestarão o exame pela primeira vez. De acordo com o docente, esses estudantes costumam ser mais descuidados por ainda não entenderem a importância da primeira etapa. “Ela é essencial para poder concorrer a cursos de maior demanda no final.”
 
A terceira etapa do subprograma 2013 oferece 2.106 vagas para ingresso em 97 cursos da UnB, distribuídas entre os quatro câmpus da instituição. São os três sistemas de ingresso: universal (902 vagas), cotas para negros (132 vagas) e cotas para alunos de escolas públicas (1.072 vagas). De acordo com dados do Cespe, em 2014 foram mais de 60 mil inscritos nas três etapas. Quase 13 mil deles, na última etapa. O exame não sofreu mudanças técnicas e de ementa desde o ano passado.

Futuro da avaliação

Em agosto, a UnB comemorou os 20 anos do PAS. Na cerimônia de comemoração da data, o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, apresentou o projeto de mudanças no sistema de avaliação que a reitoria vai propor às unidades acadêmicas. Uma delas é permitir ao candidato acesso a seu desempenho na última prova antes do resultado final, podendo mudar a opção de curso de acordo com a nota.


O que fazer se:
» A inscrição não foi confirmada: Verifique se as informações dadas estão corretas. Se estiverem incorretas, entre em contato com a Central de Atendimento e siga as instruções dadas. Confira no site quais são as pendências.

» A escola não está cadastrada: Solicite inscrição via internet e envie a documentação digitalizada por meio de link específico, até as 19h de hoje. O estudante que não regularizar a sua situação não terá a sua inscrição homologada e não poderá realizar a prova.


Fique atento
» As inscrições terminam às 23h59 de hoje, 17 de setembro. O pagamento do boleto pode ser realizado até 20 de outubro. Os locais de prova estão disponíveis no site do Cespe a partir de 17 de novembro. Os exames do PAS 1 e PAS 2 serão aplicados em todas as cidades do DF e em algumas localizadas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Já o PAS 3 será aplicado apenas em cidades do DF.

» O estudante pode pedir isenção da taxa no momento da inscrição. Para ter acesso ao benefício, é preciso se encaixar em alguns pontos descritos no edital, como estar inscrito no Cadastro para Programas do Governo Federal (CadÚnico).

Informações: www.cespe.unb.br/pas  ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cespe, de segunda a sexta, das 7h30 às 20h30 – Câmpus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cespe. Telefone: (61) 3448-0100.

publicidade

publicidade