SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Enem de 2015

Professores orientam candidatos a manter ritmo forte de estudos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/09/2015 11:09

Portal MEC

Na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá provas em 24 e 25 de outubro próximo, professores de ensino médio e de cursinhos preparatórios para o exame sugerem reforçar os estudos nesses últimos dias. Resolver edições antigas do Enem e concentrar esforços em matemática e suas tecnologias e na redação devem predominar na preparação final dos participantes.

 

Para o professor Rodrigo Pavan, coordenador de cursinho, essa última etapa de preparação requer mais determinação e disciplina dos candidatos. “O ritmo de estudo não pode diminuir; estamos numa reta final”, disse.  “É a hora em que o candidato deve dar o último gás, não perder o pique e, obviamente, ter mais atenção com português e matemática.”

 

Coordenador de turmas de ensino médio, o professor George Gonçalves afirma que uma boa maneira de o estudante se preparar para o Enem é resolver provas anteriores do exame. É uma forma de o candidato se adaptar ao tipo de questão que as provas contêm. “Tanto as provas aplicadas aos candidatos convencionais quanto aquelas aplicadas nas unidades prisionais são ricas em questões que podem apresentar raciocínios e semelhanças no exame que está por vir”, alertou. “Com essas questões, é possível apontar falhas de maneira antecipada.”

 

Os participantes devem ficar atentos à duração das provas, que terão 45 questões de múltipla escolha cada uma. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e fazer a redação.

 

Horário — Considerado, sempre, o horário oficial de Brasília, a aplicação das provas começará às 13h30. Os candidatos, que devem estar atentos às diferenças resultantes do horário de verão, que então estará em vigor, e dos horários locais em relação ao da capital federal, terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação.

 

Este ano, o cartão de confirmação do Enem terá formato digital. Com isso, os participantes devem buscar o acesso ao sistema de inscrição do exame pela internet — nas edições anteriores, o comprovante era enviado pelos Correios.

publicidade

publicidade