SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Aulão de graça para Enem é oferecido a alunos da rede pública no DF

Encontros ocorrem aos sábados, com professores de cursinhos particulares de Brasília. Após inscrição de 430 alunos, estudantes fazem fila de espera para acompanhar o evento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/09/2015 17:33 / atualizado em 24/09/2015 18:57

Augusto Berto - Especial para o Correio

Leonardo Cavalli
No comando das aulas, professores dos cursinhos mais renomados de Brasília. Na plateia, apenas alunos de ensino médio da rede pública do Distrito Federal. Na linha de chegada de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) restam 30 dias para a prova a receita tinha tudo para dar certo. Um grupo de 20 docentes colocou o plano em prática e comprovou o sucesso. Na tarde do próximo sábado (26), 430 estudantes estão inscritos no aulão para revisar conteúdos da prova e lotar o auditório da Universidade Paulista (Unip), na 914 sul.

Segundo Leonardo Cavalli, professor de biologia do colégio Olimpo e criador do projeto, a intenção é ajudar estudantes sem condições de pagar cursinhos particulares. “Tentamos auxiliar os alunos da escola pública para que diminua a diferença de preparo e estrutura em relação ao candidato da particular”, explicou.

Nas aulas, foco para os conteúdos mais recorrentes de cada matéria. “Como não temos muito tempo, vamos revisar temas que aparecem todos os anos no Enem”, esclarece Cavalli. Além disso, orientações de como responder as questões da prova. “Atentamos para prestar atenção no texto base das questões, que sempre oferecem pistas de qual item está correto”, completou o professor de biologia.

Para Valleska Crisóstomo, 17 anos e aluna do terceiro ano do ensino médio do CEAN, na Asa Norte, o ponto forte do evento é ter aulas com diversos professores. “É importante ver outras formas de dar o conteúdo. Cada um dá dicas diferentes para aprender. Acrescenta muito no aprendizado”, pontuou. “E o clima é mais descontraído que na sala do meu colégio, fica mais divertido para estudar”, afirmou.

As inscrições estão encerradas, por lotação do auditório. Todos os alunos participantes estudam em escolas públicas do Plano Piloto e Cruzeiro. Fato explicado por Cavalli ser coordenador de ensino médio da regional de ensino das duas regiões administrativas. “Não esperava tantos inscritos. E precisamos de uma estrutura grande para atender a todos”, disse Cavalli. Em todas as aulas, os estudantes recebem apostilas e lanche.

As aulas duram de 13h10 a 18h30 e ocorrerão em todos os sábados até o Enem. Com o sucesso do evento, Cavalli planeja uma aula de revisão no Centro de Convenções, prevista para o dia anterior ao exame, 23 de outubro.

publicidade

publicidade