SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Confira dicas de professores e estudantes para as etapas do PAS

Os candidatos devem fazer provas de edições anteriores, tirar dúvidas com os professores e relaxar na véspera do exame

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/11/2015 17:15 / atualizado em 10/11/2015 15:50

As provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que serão aplicadas em 29  de novembro, 5 e 6 de dezembro, às 13h, contará com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Distrito Federal e do país. Eles estão disputando 2.106 vagas em 97 cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB). Segundo o coordenador do Ensino Médio  do Colégio Galois, Euclides Chacon, quem estiver inscrito para essas etapas devem prestar atenção em algumas dicas de estudos, como resolver provas anteriores, por exemplo. “A ideia é que o candidato resolva as quatro últimas provas, controlando o tempo, para que depois faça correções e tire dúvidas com os professores”, diz.
  
De acordo com Euclides, o estudante precisa ficar atento aos assuntos que se repetem nas edições anteriores do PAS. “Cerca de 30% a   40% da prova têm temas repetidos”, ressalta. No entanto, o essencial para o educador é que o aluno crie uma rotina e não se desespere no dia da prova.
 
Para a estudante Thiemi Pinheiro, 18 anos, fazer um cursinho preparatório ajudou. “Estudo de segunda a sábado, e nos domingos eu só resolvo as provas antigas e descanso. Fazer prova é essencial, porque ajuda a pegar prática”. Para a prova da redação, Thieme pesquisa e lê sobre diversos assuntos. Já para a prova de língua estrangeira, ela procura vocabulário novo.

Henrique Chales/Galois
Angel Prieto, professor de matemática, acredita que os conteúdos que mais aparecem para a  terceira etapa do PAS são: Análise combinatória, probabilidade, números complexos, estatística, geometria analítica, polinômios e equações algébricas. “A prova vai contemplar todos esses assuntos, o que aluno tem que fazer é revisar. É importante também se concentrar, fazer provas antigas, ver como as questões aparecem”, comenta. O professor assegura que o PAS tem duas características: a interdisciplinaridade e a contextualização. 
 
 
Greve
 
Arquivo Pessoal
 
Os professores do Distrito Federal estão em greve há 20 dias, e o estudante do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar da Asa Norte (Ceam), Mateus Goulart, 16 anos, mesmo assim não desanimou. Ele começou a estudar na biblioteca e assiste a videoaulas no YouTube para se preparar para a segunda etapa, em dezembro. “Deixa um deficit  na aprendizagem, que pode atrapalhar o nosso desempenho”, lamenta.

Para Andreia Bessa, professora de história do Centro Educacional 6 de Taguatinga, os alunos entendem o motivo da greve. ”Não estamos lutando só pelo salário, mas por uma educação melhor”, afirma. Andreia diz que os alunos devem usar o tempo livre para refazer exercícios e rever conteúdos. “Nesse período, conteúdos de atualidades podem cair, como crise ecônomica. Eles devem encontrar um lugar tranquilo para estudar, fazer uma boa alimentação, beber água. É importante que o estudante tenha tempo de relaxar”, completa.  

 
Programa de Avaliação Seriada 2015

Todos os estudantes vão fazer uma prova de conhecimentos dividida em duas partes, sendo a primeira parte de língua estrangeira, a segunda parte com todas as matérias do ensino médio (matemática, português, geografia, história, música, química, sociologia, artes cênicas, artes visuais, biologia e outros) e, por último, a redação em língua portuguesa. Os estudantes devem comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora, com comprovante de inscrição, documento de identidade e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os alunos que chegarem atrasados não poderão entrar no local.
 
É recomendável que o estudante confira o local da prova com antecedência, no site www.cespe.unb.br/pas. Durante a realização da prova, o candidato deve permanecer na sala, no mínimo, por uma hora após o início da prova. Só será permitida a saída da sala com a prova nos últimos 15 minutos. Os estudantes não devem levar aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets, Ipod, máquina fotográfica. Livros, relógio, lápis, lapiseira,borracha, chapéu, boné e gorro são proibidos. Os alimentos que não forem fabricados ou armazenados em material transparente não poderão ser levados para a sala.

Calendário de provas
PAS 1: 6 de dezembro, às 13h.
PAS 2: 5 de dezembro, às 13h
PAS 3: 29 de novembro, às 13h

Divulgação de gabaritos
Prova de conhecimentos:
PAS 1: 8 de dezembro 
PAS 2: 8 de dezembro
PAS 3: 3 de dezembro
 
Itens do tipo D e redação em língua portuguesa:
PAS 1: 17 de fevereiro
PAS 2: 17 de fevereiro
PAS 3:  22 de dezembro
 
 
 Informações:  www.cespe.unb.br/pas  /(61) 3448-0100

publicidade

publicidade