SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estudantes têm problemas no segundo dia do PAS

Aluno cadeirante alega não ter tido a assistência prometida no momento da prova

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/12/2015 15:50

Otávio Augusto

Neste domingo (6/12), foi a vez de os alunos do 1º ano do ensino médio realizarem as provas da segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). Os 23.039 candidatos terão cinco horas para responder as questões de conhecimentos como matemática, história entre outros e redigir a redação. Por volta das 13h os portões se fecharam. Ontem (5/12), 15 mil alunos do 2º ano realizarem o exame.

Os inscritos que solicitaram local de prova com adaptações para portadores de necessidades especiais enfrentaram problemas. O estudante João Brígido, 16 anos, pediu mesa adequada e acompanhante, uma vez que não consegue se locomover sozinho para ir ao banheiro, por exemplo. Contudo não teve a assistência. A mãe do rapaz, Maria Luíza Brígido, 50, contou que uma mesa foi improvisada, mas não havia fiscal para acompanhá-lo.

“É um direito dele. Nós pedimos tudo certinho, enviamos o laudo médico e não funcionou. Fui ao Cespe para me informar melhor e eles disseram que qualquer problema a coordenação da prova iria resolver, mas não foi o que aconteceu”, reclamou a moradora da Asa Sul. Outra mãe de queixava de problemas similares. “Eu solicitei tudo e o pedido foi confirmado”, reclamava a mulher.

O Cespe, por meio da assessoria de comunicação, informou que o processo para adaptações no local de prova é concedido com a apresentação do laudo médico e s comprometeu a averiguar o caso.

Abstenção
As provas da segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) deste sábado tiveram índice de abstenção de 5,4%, ou cerca de 949 inscritos. O número é bem menor que o registrado no ano passado, de 12,45%. O tema da redação para os alunos do 2º ano do ensino médio foi ligado à sustentabilidade.

publicidade

publicidade