SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Candidatos podem conferir nota do Enem de 2015 pela internet

Boletins de desempenho individuais foram disponibilizados com os resultados de todas as provas; no entanto, correção detalhada da redação só será liberada depois

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/01/2016 18:07 / atualizado em 08/01/2016 19:00

Ana Paula Lisboa , Paula Braga /Especial para o Correio

Depois de passarem o dia aguardando, os 5,7 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 já podem consultar as notas da avaliação. Os resultados individuais foram liberados nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde 00h, candidatos tentavam acessar a página do exame para verificar se o resultado havia sido liberado, totalizando 18h de espera.

 

Descubra sua nota pelo link! É preciso informar CPF e senha.

É possível acessar o desempenho em cada uma das provas: linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática, códigos e suas tecnologias; ciências humanas, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, códigos e suas tecnologias; e redação. Apesar de ser possível conferir a nota dessa última, o espelho da redação, para fins pedagógicos, só será divulgado posteriormente.

As pontuações da prova são calculadas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), então, o valor de cada questão depende da quantidade de estudantes que acertou ou errou o tópico (quanto mais pessoas acertarem, mais fácil é o item e vice-versa). Os resultados dos participantes menores de 18 anos que concluirão o ensino médio após 2015 serão divulgados somente em março. Segundo o Inep, nesta edição do Enem o desempenho em matemática foi o destaque. A nota máxima chegou a 1.008,3, a maior já registrada na história do exame — na edição anterior, o máximo ficou em 973,6. Já o desempenho mínimo foi de 280,2.

A prova de ciências da natureza registrou a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. Em ciências humanas, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 825,8; a mais baixa, 302,6.

Expectativa nas redes sociais

Desde o início da manhã de hoje, usuários inundaram as redes sociais com piadas e comentários sobre a expectativa pelo resultado. Os termos Inep e O Enem chegaram a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter nacional logo no início da manhã, por volta das 8h. Às 15h, o assunto chegou ao topo da lista de tópicos mais comentados no Twitter mundial, com a hashtag #Enem. 

 

Para que serve a nota?
Garantir boa performance no Enem é importante, pois o teste é porta de entrada para diversos programas do Governo Federal, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (11) pelo site e que permite o acesso a 131 instituições federais de ensino superior; Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em faculdades particulares; Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), focado em oferecer financiamento para quem quer cursar graduações particulares; e Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos.

A nota é pré-requisito para participar do programa de intercâmbios Ciência sem Fronteiras (CsF). Para participar dos programas, não ter tirado zero na redação é uma das exigências.

O Enem também é um caminho para conseguir certificado de conclusão de ensino médio para quem fez essa solicitação no ato da inscrição: basta ter mais de 18 anos, além de ter tirado, pelo menos, 450 pontos em cada uma das provas e, no mínimo, 500 na redação. A nota ainda é usada como critério de seleção em uma série de vestibulares de faculdades particulares.

publicidade

publicidade