SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Vestibular 2016/2017 da UFPR tem lista de obras indicadas

Processo seletivo próprio da universidade garante o preenchimento de 70% do total de vagas; os demais 30% ficam por conta do Sisu

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/03/2016 18:22

As primeiras informações sobre o Vestibular 2016/2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já começaram a ser divulgadas. Na última sexta-feira (4), o Núcleo de Concursos da universidade publicou a lista de obras literárias indicadas para as provas de literatura, sociologia e filosofia.  A lista está disponível no site do Núcleo de concursos. (www.nc.ufpr.br)

Entre as orientações sobre as questões de filosofia, o documento divulgado ressalta que o objetivo não é avaliar os conhecimentos cumulativos e textuais da história da filosofia, mas a capacidade de compreender e discutir textos filosóficos no contexto das questões e dos debates clássicos da área de conhecimento.

Já entre as recomendações para a prova de literatura brasileira está explícito que o conhecimento dos livros supõe capacidade de análise e interpretação de textos, assim como o reconhecimento dos diferentes gêneros e modalidades que neles se manifestam.

Outra orientação que também merece atenção nas listas publicadas é em relação às obras recomendadas para as questões discursivas de sociologia. Como última frase, o documento reforça a importância da leitura de revistas, jornais e blogs informativos.

Algumas das obras indicadas estão em domínio público. Há edições em livro e também edições digitais acessíveis on-line.

Disputa

O último vestibular realizado pela UFPR teve recorde de inscritos: foram quase 60 mil candidatos em busca de uma das 4.765 vagas oferecidas. Ao relacionar essa crescente procura ao perfil dos estudantes aprovados, a Reitoria avalia que a decisão de se manter a maioria das vagas para preenchimento por um processo seletivo próprio mostrou-se acertada. 

O Vestibular 2016/2017 ainda não tem data divulgada para realização.

publicidade

publicidade