SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estudantes competem por vaga em olimpíadas internacionais

Torneio começa neste domingo (13) e vai até quarta (16). Dez jovens serão selecionados para representar o Brasil no exterior

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/03/2016 17:20

De domingo (13) até quarta-feira (16), duzentos estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de todo o país disputam vagas para representar o Brasil em olimpíadas de astronomia no exterior. As seletivas ocorrem no Rio de Janeiro. 

Serão selecionados dez estudantes que irão competir pelo Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Os competidores farão quatro provas: duas teóricas sobre astronomia e astrofísica, uma de reconhecimento do céu real e outra de planetário utilizando os planetários digitais da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)  e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

A programação contará com treinamentos no Observatório Abrahão De Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), em Vinhedo (SP) e no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG). Os encontros serão divididos em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu.

publicidade

publicidade