SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

MEC lança programa de estudos preparatórios para o Enem

Plataforma on-line terá material, canal de videoaulas e programa personalizado de estudos. Além disso, o Ministério também criou programa de TV e simulados gratuitos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/04/2016 15:21 / atualizado em 05/04/2016 17:08

Jéssica Gotlib /Especial para o Correio

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (5), o ministro da Educação Aloizio Mercadante e a presidente Dilma Rousseff lançaram oficialmente o programa Hora do Enem. O projeto visa auxiliar os estudantes de ensino médio a se prepararem para o Exame Nacional do ensino Médio (Enem). “O Hora do Enem usa o que há de mais moderno em tecnologias da informação para que todos os estudantes tenham um plano de ensino e uma orientação de estudo personalizado para otimizar seu desempenho”, afirmou o ministro.

 

TV Escola/Reprodução
 

 

São três formas de participar: assistindo a um programa de TV semanal, que será transmitido pela TV Escola e outras 40 emissoras comunitárias e públicas; fazendo um cadastro na plataforma online de estudos, em que o aluno terá acesso a um diagnóstico e um plano de estudo personalizados; e participando dos quatro simulados online que serão disponibilizados pelo MEC. “O objetivo do projeto é desenvolver nos indivíduos não apenas as competências exigidas pelo mercado de trabalho, mas para a vida”, explicou durante a coletiva Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O site já está no ar e você pode acessá-lo pelo link. A partir de 30 de abril os estudantes terão acesso a um canal chamado Mecflix, no qual serão disponibilizadas videoaulas de todas as disciplinas. Os simulados serão pela internet nos dias: 30 de abril, 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Quem não tiver acesso à internet poderá se inscrever de 11 a 15 de abril para fazer a prova nos computadores de um dos institutos ou universidades federais, além de instituições particulares cadastradas, serão 140 mil computadores à disposição.

Durante o lançamento, a presidente Dilma Rousseff, lembrou o filme Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, e afirmou que o programa é uma oportunidade para todas as Jéssicas do Brasil. “O que garante que a saída da miséria seja um caminho sem volta é a educação. O Enem é garante acesso democrático ao ensino superior e abre muitas portas para os estudantes brasileiros”, contou a presidente. A declaração da presidente fez referência ao dado apresentado pelo ministro afirmando que um a cada três jovens formandos brasileiros é o primeiro da família a concluir o ensino superior.

publicidade

publicidade