Inscrições para Enem 2016 começam hoje (9)

Participantes interessados em fazer a prova precisam se inscrever até 20 de maio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/05/2016 11:33 / atualizado em 09/05/2016 15:31

Começam hoje (9) e vão até 20 de maio, as inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem estiver interessado em fazer a prova deve saber que serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 68 e a inscrição é feita pela internet na página eletrônica do Enem. Os participantes deverão informar o número do CPF, documento de identidade e um email próprio no momento do preenchimento da inscrição.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informados pelo participantes para se comunicar. Ainda na hora da inscrição o participante precisa informar se ele necessita de algum atendimento específico, como para sabatistas - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado para descanso e oração, como também para atendimento de candidatos com deficiência, e para gestantes, idosos e estudantes em classe hospitalar.

É durante o preenchimento de dados da inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para esse procedimento, é preciso ter 18 anos até o primeiro dia da prova. Somente após o pagamento da taxa, a inscrição do candidato é confirmada. O último prazo para o pagamento é 25 de maio. Serão isentados da taxa aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

 

A novidade deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. A nota do Enem é usada para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras.

 

Confira o edital do Enem aqui.