SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

MEC quer lançar em julho Sisu para vagas não preenchidas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/05/2016 19:01

Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) pretende lançar em julho deste ano o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vagas remanescentes, segundo a secretária Executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro.

A ideia, anunciada pelo ex-ministro Aloizio Mercadante, é preencher as vagas em instituições públicas de ensino superior que são ofertadas no Sisu e não foram preenchidas.

 

De acordo com Maria Helena, cerca de 3 mil vagas das 120 mil remanescentes ofertadas foram preenchidas. “Foi menos que o esperado. Estamos procurando os reitores para saber o motivo”, informou a secretaria durante entrevista coletiva.

 

A intenção é que as vagas possam ser aproveitadas também por estudantes que querem tranferí-las de uma instituição para outra e por aqueles que querem mudar de curso, para áreas afins.

 

“Isso foi considerado muito positivo. Ter aberto o sistema obviamente demonstrou uma intenção interessante de favorecer alunos que estão em uma instiução e querem ir para outra. A proposta do governo foi postiva, mas a abertura das vagas remanescentes não está sendo preenchida e não sabemos quais os motivos”, acrescentou.

 

A secretária executiva informou que pediu que fossem enviados questionários às instituições de ensino tratando do assunto.

O Sisu seleciona estudantes para vagas no ensino superior público com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

 

publicidade

publicidade