SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UNB »

Vestibular continua hoje

Com mais de 21,5 mil inscritos, o primeiro dia de provas teve 6,52% de abstenção. A partir das 13h deste domingo, inscritos resolverão 150 questões de exatas. Candidatos devem chegar com uma hora de antecedência

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/06/2016 16:28 / atualizado em 05/06/2016 18:03

Marcelo Ferreira

No primeiro dia do vestibular de 2016 da Universidade de Brasília (UnB), a taxa de abstenção foi de 6,52%, de acordo com o Centro de Seleção e de Promoções de Eventos (Cespe), responsável pelo certame. Segundo a banca, não houve registro de incidentes ou problemas durante as provas ontem, em que foram aplicadas 150 questões de língua estrangeira, língua portuguesa, literatura, geografia, história, artes (cênicas, visuais e música), filosofia e sociologia, além da redação, cujo tema foi “Guerra: uma batalha sem vencedores”. A maratona continua hoje, com os testes de biologia, física, química e matemática. Os portões serão fechados às 13h.

Os candidatos precisam chegar com uma hora de antecedência e levar caneta esferográfica de tinta preta, além de comprovante de inscrição e documento de identificação. Os locais de prova estão espalhados por Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Os 21.548 inscritos concorrem a 4.212 vagas, em 98 cursos de graduação presenciais nos quatro câmpus da universidade: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Do total, 55% das oportunidades são destinadas a cotistas, o que significa aumento de 12% em relação ao ano passado. Há 226 reservadas a negros e 2.106 a alunos de escolas públicas.

 

Marcelo Ferreira
 

Atrasados

Ontem, os portões da UnB foram fechados às 13h10 e, mesmo com a tolerância de 10 minutos, teve gente que se atrasou e até errou o local de prova. Alexandre Yuji, 17 anos, mora no Novo Gama (GO) e pensava que responderia o teste no câmpus Darcy Ribeiro. “Na verdade, era para eu fazer a prova no cêmpus do Gama, mas eu confundi o local da prova com o lugar de preferência para estudar. Ainda bem que foi a primeira vez: vou ter outra chance, já que ainda não terminei o ensino médio”, conta ele que fez a prova como treineiro.

Alexandre ainda não sabe qual graduação deseja cursar e esperaria a nota do vestibular para se decidir, já que, nesta edição, passaram a valer as regras do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SisUnB), uma versão simplificada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A novidade permite ao candidato alterar as pré-opções de câmpus/curso/turno feitas no momento da inscrição,ss após ter acesso ao próprio desempenho no exame e às notas de corte dos cursos. Essa nova chance será dada após a correção das provas, entre 8 e 9 de julho. Assim, os estudantes poderão escolher com mais consciência e aumentar as chances de serem aprovados.

Maria Luiza Veloso, 19, faz parte do grupo que chegou cedo ao local de prova para evitar problemas: às 12h, ela estava no portão do Pavilhão João Calmon. Ela concorre a uma vaga de medicina, o curso mais disputado desta edição — cada vaga é concorrida por 126,89 candidatos no sistema universal. “Eu estou bem tranquila. Eu me preparei para a prova durante um ano, fazendo cursinho. Desde que terminei o ensino médio, tentei outras duas vezes, mas, agora, estou esperançosa e acredito que vou conseguir passar”, disse.

Jeremy Kimack, 26, é filho de uma americana e um brasileiro. Ele morava em Washington (EUA) até o ano passado e vai aproveitar o domínio do idioma para tentar uma vaga no curso de letras-inglês. “Eu acho que dá para passar. Eu me formei em segurança da informação nos Estados Unidos. Como cresci lá e estudei inglês todos esses anos, acho que pode ser mais fácil para mim”, avalia.

Calendário

8 de junho

Divulgação dos gabaritos oficiais preliminares

9 e 10 de junho
Período para a interposição de recursos

8 e 9 de julho
Período de alteração/confirmação das pré-opções de câmpus/curso/turno pelo SisUnB

11 de julho
Divulgação do resultado da 1ª chamada

14 e 15 de julho
Registro dos candidatos selecionados em 1ª chamada

19 de julho
Divulgação do resultado da 2ª chamada

22 de julho
Registro dos candidatos selecionados em 2ª chamada

 

 

publicidade

publicidade