SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Plenarinho divulga projetos vencedores do concurso Câmara Mirim

Vencedores irão defender suas ideias na Câmara nos dias 20 e 21 de outubro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/08/2016 18:01

Agência Câmara

O Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, divulgou nesta sexta-feira (5) os três projetos vencedores do Câmara Mirim 2016. Crianças de todo o Brasil enviaram mais de 640 projetos de lei para o concurso. A comissão julgadora escolheu os três que serão apresentados, discutidos e votados na Câmara, em outubro, pelos deputados mirins. A temática dos vencedores foi a mesma: educação.

O primeiro projeto vencedor é de Julyane Camili Vila Nova Valério, do 5º ano da Escola Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici, Rondônia. Sua proposta é especializar professores para que eles possam desenvolver atividades de educação física com estudantes que tenham deficiência, permitindo sua inclusão e participação.

Com o projeto "Inglês para todos, acesso ao saber", Larissa Pinho Maciel defende o ensino da língua inglesa nas escolas públicas a partir da alfabetização, como ocorre nas escolas particulares. Para ela, o acesso ao conhecimento de uma segunda língua facilita o processo de aprendizagem e promove igualdade de oportunidades para os estudantes no futuro, incluindo as possiblidades de inserção em universidades e mercado de trabalho. Larissa estuda no Colégio Estadual Criança Esperança, em Palmas, Tocantins, e está no 9º ano.

A terceira vencedora é Giovanna Karla Moreira, do 6º ano da Escola Estadual Maria Salles, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Seu projeto, "Mochila leve, livro no armário" visa à instalação de armários nas escolas, para guarda e controle dos livros. A ideia de Giovanna é evitar que o estudante necessite levar material pesado para casa, o que acaba prejudicando sua coluna vertebral e outras partes do corpo.

O programa Câmara Mirim simula uma sessão ordinária do Plenário, na qual os estudantes-deputados apresentam, debatem e votam três projetos de lei previamente selecionados. É uma chance de os alunos vivenciarem, na prática, o funcionamento do Legislativo. As crianças autoras das melhores propostas vêm a Brasília defender suas ideias na Câmara dos Deputados.

publicidade

publicidade