SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Instituto Rio Branco divulga resultado de concurso para diplomata

As provas da segunda fase estão previstas para 17 de setembro. Candidatos autodeclarados negros devem se atentar ao edital do procedimento de verificação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/08/2016 18:03 / atualizado em 25/08/2016 18:24

O Instituto Rio Branco divulgou o resultado final da primeira fase do concurso de admissão à carreira de diplomata. Além disso, foi publicado o procedimento administrativo de verificação da autodeclaração dos candidatos que se inscreveram como negros e a reabertura do prazo para que os candidatos que optaram por concorrer às vagas reservadas aos negros possam, se assim desejar, desistir dessa opção. Confira a lista aqui.


Os selecionados para a segunda fase realizarão uma prova escrita de língua portuguesa valendo 100 pontos, em 17 de setembro. O exame é composto de uma redação sobre conhecimentos gerais (60 pontos) e dois exercícios de interpretação, análise ou comentário de textos (20 pontos cada). Os critérios de avaliação para essa fase serão organização do texto, desenvolvimento do tema, correção gramatical e propriedade da linguagem.

Para os candidatos autodeclarados negros, o procedimento administrativo de verificação da autodeclaração também é uma fase do processo seletivo. Será publicado um edital específico no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) para aqueles que concorrerão a essa opção de vagas. Na mesma ocasião, o candidato se apresentará à comissão de verificação, que fará uma entrevista com sete diplomatas distribuídos por gênero, cor e naturalidade designados pelo Comitê Gestor de Gênero e Raça do Ministério das Relações Exteriores (CGGR/MRE).

Primeira fase
A primeira fase do concurso de admissão à carreira de diplomata constituia na aplicação da prova objetiva com 73 questões, divididas em língua portuguesa(14), língua inglesa(13), história do Brasil(6), história mundial(11), política internacional(12), geografia(5), noções de economia(6) e noções de direito e direito internacional público(6). A prova foi aplicada em 31 de julho nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

publicidade

publicidade