SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Em nota, Inep admite erro na divulgação das notas por escolas do Enem

No documento divulgado pelo órgão não constam a nota dos Institutos Federais. Médias devem sair até 30 de outubro. Nas redes sociais, várias pessoas ligadas aos IFs protestaram sobre o problema. O Inep alegou que houve "um equívoco na interpretação"

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/10/2016 15:34 / atualizado em 06/10/2016 17:24

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) admitiu, em nota publicada no site, nesta quinta-feira (6) que ocorreu “um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por Escola e por isso os Institutos Federais não foram incluídos”. Leia a nota completa no fim do texto. O Eu Estudante entrou em contato com Inep que informou que as médias dos Institutos Federais devem sair até 30 de outubro.

 

Assim que as notas forem divulgadas, os rankings das escolas serão alterados.


Revolta

No dia da publicação dos resultados, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) afirmando que "a ausência dos Institutos Federais no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por escola, divulgado nesta terça-feira, 4/10, causou indignação". O Conselho solicitou uma reunião com o Inep para que fosse prestado esclarecimento sobre o assunto. "No resultado referente a 2014, divulgado em agosto do ano passado, as instituições da Rede Federal tiveram reconhecido desempenho e foram destaque entre as melhores do Brasil", destaca o texto assinado pela assessoria de comunicação do CONIF.

 

Desde que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi publicada, na terça-feira (4), professores e estudantes de diversos Institutos Federais do país têm protestado nas redes sociais porque as escolas não tiveram as notas divulgadas. Uma das imagens que circularam nas redes (veja uma das postagens abaixo) compara a divulgação do Enem 2014, feita no ano passado, com a de 2015, que ocorreu nesta semana. Usuários chegaram a sugerir que existem interesses escusos por trás da omissão dos dados.

 

Facebook / Reprodução

 

A página do Ministério da Educação (MEC) também recebeu diversos comentários de usuários cobrando as notas dos institutos. Os Institutos Federais de Goiás e do Espírito Santo divulgaram nas respectivas páginas notas manifestando descontentamento com a situação.

 

Facebook / Reprodução
 

 

Nota do Inep

 

A definição das escolas cujos resultados no Enem 2015 seriam calculados e divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi realizada de acordo com a portaria nº 501, de 27 de setembro de 2016.

 

Houve, contudo, um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por Escola e por isso os Institutos Federais não foram incluídos.

 

Sendo assim, a administração atual do Inep decidiu processar os resultados dos Institutos Federais no Enem 2015 e divulgar tão logo seja possível.

 

Assessoria de Comunicação Social.

publicidade

publicidade