SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Enem

As recomendações da estudante nota mil para uma boa redação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/10/2016 12:30

Portal MEC /MEC

 

Responsável por metade da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação do exame é uma das principais preocupações dos estudantes. Escrever de acordo com o tema proposto, observando a forma textual exigida, e ainda defender um ponto de vista, são alguns dos requisitos exigidos na prova.

 

Aluna nota mil na redação do Enem de 2014, Gabriela Costa, 20 anos, reconhece que ler e escrever são essenciais para ter contato com a língua e dominar a pontuação, a ortografia e a acentuação. Mas ela afirma que não adianta estudar o ano inteiro e travar na prova por conta do medo, do nervosismo ou da ansiedade. “Já vi muita gente boa tirar notas baixas por conta do nervosismo. No dia que for fazer a prova, tenta comer sua comida preferida, relaxar e ir tranquilo”, aconselha Gabriela, que hoje cursa o terceiro semestre de geografia na Universidade Federal da Bahia (UFB).

 

A jovem nos conta ainda uma técnica que aprendeu com uma professora de redação: ler a proposta da redação antes de olhar o resto da prova. “Assim, quando vou fazer a redação, já estou com o tema internalizado, e não fico na correria para acabar logo para fazer o resto da prova”, explica. Outra dica da estudante é fazer um rascunho com o planejamento do texto, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

Avaliado por cinco competências, o candidato pode receber, em cada uma delas, uma nota que varia de 0 a 200. A soma dos cinco itens pode fazer com que o texto receba a nota 1.000.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão anuladas as redações que fugirem do tema, que desrespeitarem os direitos humanos, desobedecerem à estrutura dissertativo-argumentativa, tiverem extensão inferior ou igual a sete linhas, contiverem impropérios, desenhos ou partes desconectadas do tema proposto, ou forem entregues em branco, ainda que haja texto na folha de rascunho.

 

A nota do Enem abre muitas portas. Além de ser válida para o acesso às universidades públicas federais, o exame garante oportunidades no programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições privadas e certificados de conclusão do ensino médio para jovens maiores de 18 anos. No caso de o inscrito utilizar o ProUni para ingressar numa instituição de ensino superior, a redação pode ter um peso de até 50% no processo seletivo.

 

publicidade

publicidade