SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Enem

Praticar é a melhor forma de identificar os erros na redação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/10/2016 19:13

Portal MEC /MEC

 

Em um universo de milhões de estudantes, alguns deles conseguem o sonho da nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A baiana Laiane Carvalho, 19 anos, foi uma delas. No ano passado, ela recebeu nota mil na prova de redação. Pelo fato de o exame ter um modelo muito específico, Laiane alerta os candidatos que participarão da edição de 2016 a ler as redações nota mil de edições anteriores. “Ler e tentar identificar como os textos estão estruturados; isso me ajudou muito”, afirma a estudante.

 

Outra dica é ler sobre atualidades e buscar referências extratextuais, em filósofos ou em referências histórias, para enriquecer o texto. Este ano, ela aposta em temas como as questões do racismo e da mobilidade urbana e na nova configuração da família para o tema da redação.

 

A jovem destaca ainda a prática como a forma mais eficaz reconhecer pontos fracos. “Eu tinha certa dificuldade em elaborar uma proposta de intervenção completa”, diz. “Então, procurei melhorar isso na prática.”

 

Além da prática, Laiane ressalta a importância do acompanhamento de um profissional nesse período. “Tem que se preparar bastante, treinar muito, mas não adianta escrever, escrever e não ter ninguém que possa corrigir e dar as dicas mais adequadas”, observa.

 

Quanto à hora da prova, Laiane lembra que nem dormiu na noite anterior, de tanta ansiedade. “Mas, quando você está preparado, por mais que esteja nervoso, tem como resgatar o que estudou durante o ano inteiro.”

 

O Manual de Redação do Enem de 2016 contém redações que obtiveram nota mil e podem ser consultadas pelos candidatos.

publicidade

publicidade