SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

EU, ESTUDANTE »

É preciso interpretar a prova

Dando sequência à série de reportagens do Correio, confira dicas para as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias, realizadas no último dia do Enem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

Jhonatan Vieira

O último dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio exige do candidato concentração e muita interpretação de texto. “O aluno tem que entender o estilo de prova do Enem. Não há questão pedindo datas ou obras, é sempre o conteúdo em função da compreensão textual. Toda a prova é assim”, explica o professor de português do Sigma Eli Guimarães. No próximo domingo, serão aplicadas as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Ao lado da redação, esses módulos encerram o Enem.


A primeira prova inclui as disciplinas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes e educação física. Eli Guimarães destaca, entre os conteúdos a serem revisados em língua portuguesa, funções da linguagem, coesão e coerência. Em literatura, para ele, vale a pena dar uma pincelada em modernismo brasileiro (veja quadro).
Já o professor de educação física do Marista João Paulo II Emerson Santos ressalta a importância de garantir pontos em disciplinas menos abordadas na prova. “Não se pode ignorar nenhum conteúdo. Mesmo que só tenha três ou cinco questões de uma matéria, vale a pena revisar. No final, elas podem fazer a diferença”, alerta. Por ser uma disciplina mais prática, o professor acredita que na prova podem cair questões sobre os benefícios do esporte para a saúde e os Jogos Olímpicos no Brasil.


A prova de inglês conta com apenas cinco questões e a principal dica do professor de língua estrangeira Régis Matsumoto, do Dínatos COC, é que os alunos deem uma olhada no exame anterior. “A prova pede mais interpretação de texto. Não cai diretamente questões gramaticais. Geralmente, eles pegam um texto da atualidade”, afirma. A avaliação de artes também tem poucas questões, mas merece atenção dos candidatos. O conteúdo a ser revisado são as vanguardas. “É bom que o aluno dê um repasse completo em vanguarda europeia e brasileira”, acredita o professor de artes do Marista João Paulo II Fernando Gonzales.


A disciplina mais temida da grande maioria dos candidatos é matemática. Como costuma ser a mais trabalhosa, o professor do Leonardo da Vinci Genildo Marinho dá uma dica para otimizar o tempo. “Não percam mais de três minutos tentando resolver uma questão. Se não conseguir, é melhor passar para a próxima”, diz. Sobre o conteúdo a ser revisado, ele destaca números proporcionas, funções de 1º e 2º graus, análise combinatória, porcentagem e estatística. Como o Enem aborda conteúdo de todo o ensino médio, ele reforça que os alunos devem olhar com mais atenção as matérias do 1º e 2º anos, que não estão tão vivas na memória.

Estratégia
O estudante João Luiz Lapa está cursando o 3º ano do ensino médio no Centro de Ensino Médio da Asa Norte — Cean. No ano passado, fez a prova para entender o método de avaliação do Enem. “Não achei a prova tão difícil, mas achei muito cansativa”, relembra. Ele quer cursar Serviço Social na Universidade de Brasília (UnB) e teme que matemática possa dificultar a aprovação. Apesar de vir de uma família de matemáticos, o jovem alega que sempre teve problemas com a disciplina.
Além de estudar em casa, ele participou do curso oferecido pela Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, o Mais Enem. Apesar de ter se esforçado para assimilar o conteúdo, João Luiz analisa que o resultado não foi tão satisfatório na área de exatas. Para garantir uma boa pontuação na prova, ele criou uma técnica: reforçar o conteúdo de humanas, área que tem mais facilidade. “Quero me garantir nessas questões e também na redação, que tem um peso muito importante na prova e para o curso que eu quero”, justifica.

 

Conteúdo

Veja o que deve ser revisado para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

 

Artes
» Arte no Brasil
» Arte rupestre
» Barroco
» Modernismo brasileiro
» Arte contemporânea brasileira

Educação Física
» Saúde e qualidade de vida
» Legado das Olimpíadas e Paralímpiadas

Literatura
» Modernismo brasileiro — visão panorâmica, desde arte moderna até literatura mais contemporânea. Por exemplo: Manoel de Barros, Hilda Hilst e Raquel de Queiróz
» Realismo
» Concretismo

Português
» Funções da linguagem
» Coesão e coerência
» Tipos e gêneros textuais — inclui gêneros digitais e hipertexto

Inglês
» Olhar questões anteriores do Enem
» Interpretação de texto

Matemática
» Números proporcionais
» Porcentagem
» Funções de 1º e 2º graus
» Geometria plana e espacial
» Análise combinatória
» Estatística

 

 

Leia amanhã

Dicas para escrever uma boa redação

publicidade

publicidade