SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Avaliação

Exames da Anasem envolvem mais de 23 mil estudantes de medicina

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/11/2016 18:59 / atualizado em 09/11/2016 19:03

Mais de 23 mil estudantes fizeram provas da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) nesta quarta-feira, 9. Os exames, realizados em cada instituição onde os alunos estudam, começaram às 13h. Nesta primeira etapa são avaliados apenas os ingressantes em 2015, alunos do segundo ano de cada um dos 271 cursos distribuídos em 165 municípios e oferecidos por 233 instituições de ensino superior. Para as próximas edições, a avaliação passa a ser aplicada também aos alunos do quarto e sexto anos de medicina.

 

Com quatro horas de duração, a prova é composta por 60 questões objetivas e três discursivas. O objetivo é avaliar os estudantes por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina, de 2014. A avaliação é focada nas estruturas e processos mentais, e não nos conteúdos.

 

A Anasem tem caráter obrigatório para o estudante, cuja regularidade constará na avaliação atestada no diploma. Os participantes receberão o resultado de seu desempenho e do desempenho total dos demais de sua série; a seguir, devem fazer uma autoavaliação com base na comparação de resultados.

 

Já o coordenador de curso receberá o resultado global dos estudantes de sua instituição, discriminados por série, por competência e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes, elencados na matriz de competências da segunda e posteriormente da quarta e sexta séries. Também terá a média de desempenho de sua região e a média nacional.

 

O estudante será situado em um dos três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, calcula as proficiências com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada em suas demais avaliações.

 

Porta MEC 

publicidade

publicidade