Enem

Candidatos já podem conferir os locais de prova da segunda aplicação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/11/2016 19:35

Estão disponíveis on-line os novos cartões de confirmação com a informação sobre o local de prova dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 que participarão da segunda aplicação, em 3 e 4 de dezembro próximo. No total, 277.624 pessoas deixaram de participar da aplicação regular do exame em função de ocupações de instituições de ensino que seriam locais de provas em vários pontos do país e também por contingências que prejudicaram a participação de alguns candidatos.

 

Do total de inscritos (8,6 milhões) nesta edição, 3,21% ficaram impedidos de fazer as provas. Entre os autorizados a participar da segunda aplicação, 98,5% (273.521) farão o exame em dezembro em decorrência das ocupações e 1,5% (4.103) em consequência, principalmente, de problemas de infraestrutura, como interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica. A nova aplicação do Enem custará R$ 10.512.564,33.

 

Só não haverá a segunda aplicação de prova no Acre, Amazonas, Amapá e Roraima, uma vez que todos os candidatos nesses estados participaram da edição dos dias 5 e 6 últimos. Os estados com maior número de inscritos previstos para a segunda aplicação são Minas Gerais (72.302), Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486).

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação responsável pelo exame, enviou mensagens a todos os 275.016 candidatos autorizados a participar da segunda aplicação sobre a liberação dos novos cartões de confirmação. A cada três dias, novas mensagens por SMS e e-mail serão enviadas àqueles que ainda não tiverem verificado o local de prova.

 

Aos candidatos é recomendado ainda que visitem o local de provas com antecedência para evitar atrasos nos dias do exame. Nesses dias, é necessário apresentar documento original, com foto, e caneta de tinta preta, fabricada em material transparente.

 

A apresentação do cartão de confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas o documento contém informações importantes para os participantes, como número de inscrição, data, local e horário de realização do exame, opção de língua estrangeira e necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver), além da indicação de solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso.

 

Isonomia

Todas as novas tecnologias de segurança implementadas na aplicação regular estarão novamente presentes, como dados biométricos dos participantes e do uso de detector de metal na entrada e na saída dos sanitários. As provas da segunda aplicação serão diferentes das respondidas pelos participantes em 5 e 6 de novembro, mas equivalentes, de modo a garantir a isonomia do processo.

 

A verificação dos cartões, responsabilidade dos inscritos, pode ser feita tanto na Página do Participante na internet, quanto pelo Aplicativo Enem 2016. Entretanto, em função de critérios estabelecidos pelas lojas virtuais de aplicativos — Google Play (Android), App Store (iOS) e Windows Store (Windows Phone) —, a visualização dos dados pelo aplicativo estará disponível dentro de oito dias úteis. Mais informações pelo telefone 0800-616161.

 

 

 

Portal MEC